{"id":788,"date":"2012-02-01T06:33:24","date_gmt":"2012-02-01T09:33:24","guid":{"rendered":"http:\/\/temp4.time2party.com.br\/?p=788"},"modified":"2012-02-06T10:22:15","modified_gmt":"2012-02-06T13:22:15","slug":"como-anda-a-relacao-dentista-paciente","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.maissauderevista.com.br\/saude-bucal\/como-anda-a-relacao-dentista-paciente\/","title":{"rendered":"Como anda a rela\u00e7\u00e3o dentista-paciente?"},"content":{"rendered":"
Aten\u00e7\u00e3o e bom atendimento qualificam o tratamento odontol\u00f3gico.<\/strong><\/p>\n A rela\u00e7\u00e3o entre dentista e paciente deve ultrapassar a barreira agendamento da consulta, sala de espera, cadeira odontol\u00f3gica, algumas perguntas do profissional e a realiza\u00e7\u00e3o do procedimento em si. \u201cEm raz\u00e3o ao acelerado processo de desenvolvimento tecnol\u00f3gico na odontologia, o paciente como um todo – emo\u00e7\u00f5es, cren\u00e7as e valores – ficou em segundo plano, o seu problema passou a ser objeto do saber, reconhecido cientificamente. O atendimento ao paciente se desumanizou\u201d, pondera a cirurgi\u00e3 dentista, Luciana Costa Gratt\u00e3o.<\/p>\n A especializa\u00e7\u00e3o cada vez maior, com forma\u00e7\u00e3o mais abrangente, diminuiu a disponibilidade do profissional para um contato e intera\u00e7\u00e3o mais pessoal. \u201cA rela\u00e7\u00e3o profissional-paciente deve ser mais integrada. A car\u00eancia humana leva o indiv\u00edduo a procurar um tratamento que al\u00e9m de buscar o conhecimento t\u00e9cnico do profissional procura tamb\u00e9m sensibilidade para conhecer sua realidade, ouvir suas queixas e encontrar estrat\u00e9gias que facilitem o seu atendimento de forma integral\u201d, afirma a cirurgi\u00e3 dentista.<\/p>\n O atendimento deve ser individualizado. \u201cCada pessoa tem seus anseios, medos, d\u00favidas e car\u00eancias. O atendimento inicia-se desde a marca\u00e7\u00e3o da consulta, com a boa receptividade da secret\u00e1ria, at\u00e9 o momento da sa\u00edda da cl\u00ednica\u201d, diz Luciana.<\/p>\n A organiza\u00e7\u00e3o da cl\u00ednica, a apresenta\u00e7\u00e3o pessoa do profissional, a aten\u00e7\u00e3o prestada ao paciente durante todo o tempo que estiver em tratamento na cl\u00ednica s\u00e3o fatores importantes. \u201cAs pessoas querem aten\u00e7\u00e3o, querem que seus problemas sejam solucionados e querem ser bem tratadas\u201d, completa a profissional.<\/p>\n O dentista deve estabelecer uma rela\u00e7\u00e3o de confian\u00e7a com o paciente. Para Luciana, a partir do momento em que a pessoa liga para agendar um hor\u00e1rio, o atendimento j\u00e1 deve transmitir o quanto esta liga\u00e7\u00e3o \u00e9 importante para o profissional, desde esse primeiro contato a confian\u00e7a come\u00e7a a ser formada e estabelecida.<\/p>\n Com a crescente demanda de clientes nas cl\u00ednicas, a desumaniza\u00e7\u00e3o tem uma tend\u00eancia a aumentar. \u201cA afetividade, o bom atendimento e tratamento s\u00e3o fundamentais para a fideliza\u00e7\u00e3o do cliente, sempre associado ao bom conhecimento t\u00e9cnico, \u00e9 claro\u201d, declara a cirurgi\u00e3 dentista.<\/p>\n A rela\u00e7\u00e3o interpessoal com o paciente faz toda a diferen\u00e7a no tratamento. \u201cA boa rela\u00e7\u00e3o \u00e9 que faz este cliente estar satisfeito com o tratamento, al\u00e9m de querer voltar mais vezes, e indicar \u00e0s pessoas pr\u00f3ximas. Mais que tudo isso, a confian\u00e7a caminha junto com o bom relacionamento\u201d, salienta Luciana.<\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Aten\u00e7\u00e3o e bom atendimento qualificam o tratamento odontol\u00f3gico. A rela\u00e7\u00e3o entre dentista e paciente deve ultrapassar a barreira agendamento da consulta, sala de espera, cadeira odontol\u00f3gica, algumas perguntas do profissional e a realiza\u00e7\u00e3o do procedimento em si. \u201cEm raz\u00e3o ao acelerado processo de desenvolvimento tecnol\u00f3gico na odontologia, o paciente como um todo – emo\u00e7\u00f5es, cren\u00e7as […]<\/p>\n","protected":false},"author":3,"featured_media":790,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_monsterinsights_skip_tracking":false,"_monsterinsights_sitenote_active":false,"_monsterinsights_sitenote_note":"","_monsterinsights_sitenote_category":0,"footnotes":""},"categories":[13],"tags":[],"class_list":["post-788","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-saude-bucal"],"yoast_head":"\n