A ventosaterapia utiliza copos de vidro ou acrílico para combater dores locais e auxiliar no relaxamento. Veja como ela pode te ajudar
O dia todo repetindo os mesmo movimentos e ficando sempre na mesma posição. Foi uma rotina de estudos aliada aos treinos de barra fixa que fizeram com que Andrele Rudnick sentisse as costas incomodarem.
Ela, que se prepara para realizar um concurso público, percebeu que a constância e a posição dos movimentos realizados logo iam se transformando em dores.
Esse é um dos males, que nem a música conseguiu afastar, muito pelo contrário. “Também toco violino e a repetição acaba fazendo com que eu tenha dores e o músculo tencione”.
A estudante conta ainda que um caso de clavícula quebrada na infância, que acabou cicatrizando de maneira errada, contribui para o aumento do desconforto sentido.
Quem também sente na pele, ou melhor, nos músculos, o peso da rotina de trabalho com poucos movimentos é o jornalista e empresário Matheus Buongermino. Ele confessa que acaba passando o dia todo sentado.
“Eu tinha muita dificuldade para sentar, me abaixar. Tinha muita dor na lombar”, lembra.
Ele fala assim, no passado, pois como Andrele descobriu um tratamento que vem auxiliando a reduzir as dores nas costas, a ventosaterapia.
Veja mais: Como eliminar as dores nas costas?
Como funciona a Ventosaterapia?
A fisioterapeuta Camila Eltchechem (Crefito-23996-F) trabalha com esse método, que ela explica ser natural. O foco é promover o relaxamento e melhorar a circulação sanguínea aplicando copos de vidro ou acrílico, as ventosas, sobre os locais afetados.
“Cria-se um vácuo sugando a pele e o músculo. Isso faz com que aumente a circulação local gerando um aumento na oxigenação dos tecidos, favorecendo a liberação de toxinas da região tratada”
A estudante Andrele tem sentido o alívio de seus problemas desde que passou a realizar as sessões com essa técnica.
“A ventosa tem aliviado essas dores e percebo que com o tempo elas vêm diminuindo. Já não sinto tanta dor”, comenta.
O relato é parecido com o de Matheus.
“Depois que fiz a ventosa, em praticamente duas ou três sessões, as dores nas minhas costas cessaram. É um procedimento que dói muito pouco, ou quase nada, e você vê o resultado relativamente em pouco tempo”, cita ele.
Veja mais: Técnica alivia dores nas costas
Para o que a ventosaterapia é recomendada?
A fisioterapeuta destaca que as principais indicações são em casos de dores musculares causados por pontos de tensão, dores na lombar e cervical, articulações dolorosas, além de ciatalgias, que é o famoso problema no ciático.
Além desses casos, as características da ventosaterapia, que promove o relaxamento, podem ser coadjuvantes ao tratar problemas que não são necessariamente físicos. Exemplos são a ansiedade, o estresse, a insônia, entre outras.
É preciso ressaltar, porém, que não é recomendada a aplicação em qualquer caso.
“As contraindicações incluem febre alta, doença alérgica tópica, edema, pessoas com tendência a hemorragia, varizes, fraturas (cortes ou feridas no local de tratamento), doenças infecciosas agudas”, lembra Camila.
Além disso, evita-se a região abdominal, pélvica e lombar de mulheres grávidas.
Benefícios da ventosaterapia:
Efeitos locais | Efeitos sistêmicos |
Alívio da dor | Melhora da circulação de sangue nos tecidos |
Relaxamento muscular | Favorecimento do retorno linfático |
Diminuição de espasmos | Estímulo da produção de líquido sinovial nas articulações reduzindo dores reumáticas |
Reduz pontos de tensão | Relaxamento de corpo e mente |
A ventosaterapia tem poucos efeitos colaterais
Quem procura imagens sobre ventosaterapia na internet pode até chegar a ficar um pouco receoso com esse processo. Diversas manchas roxas em forma de círculo, inclusive em atletas famosos, como o ex-nadador americano Michael Phelps, chegam a assustar.
Mas a fisioterapeuta assegura que isso é normal e as marcas não são doloridas.
O único momento de desconforto é durante a sessão. “Durante a aplicação alguns pontos podem doer um pouco, mas tende a ir aliviando ainda durante o processo”, relata a profissional.
Isso, porém, não impede que quem desfruta dos benefícios das ventosas deixem de recomendá-las.
“É algo que eu recomendo a todo mundo que tem dor nas costas fazer, porque melhora demais. Melhora muito mesmo”, pontua Matheus.
“Quando faço me sinto muito bem, melhora a dor e é muito relaxante. Recomendo pra todo mundo, inclusive aqui em casa meu marido, cunhada e cunhado já fizeram e sempre que podem fazem”, finaliza Andrele.
Leia mais informações como essa na Mais Saúde