medidas sanitárias - vacina

Continuamos a série de reportagens sobre as campanhas de vacinação para Covid-19 falando sobre a necessidade de continuar seguindo as medidas sanitárias

Veja mais: O início as campanhas de vacinação e CoronaVac e Oxford/AstraZenica são seguras.

Medidas sanitárias ainda são necessárias

Mesmo quem já está vacinado precisa continuar se protegendo do novo coronavírus. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, a OPAS, apesar de cada vacina ter orientações específicas, uma resposta imunológica protetora só é gerada, de maneira geral, após 10 a 20 dias depois da segunda dose.

Mesmo vacinadas, as pessoas precisam continuar tomando as medidas preventivas contra Covid-19

Outro fator que depõe a favor da continuação dos cuidados é que mesmo após imunizado, a pessoa ainda pode pegar e transmitir o vírus. É isso que ensina a Professora Doutora em Enfermagem, Maria Lúcia Raimondo. “Para proteger a si e aos outros, todas as pessoas deverão continuar usando a máscara adequadamente mesmo após serem vacinadas, pois a contaminação poderá continuar a ocorrer”. 

O Chefe da Vigilância Epidemiológica e Guarapuava, o Dr. Hiagor Silva, concorda. Ele lembra que os testes mostram que há eficiência para prevenção de sintomas graves da Covid-19, mas ainda há possibilidade de infecção. “O Coronavírus continua circulando e novas cepas estão surgindo, e isso indica que devemos manter o estado de alerta para a doença” ressalta.

É preciso vacinar a maioria para a pandemia ser considerada controlada

A professora Maria Lúcia conta que, baseando-se nas evidências científicas, seria necessário vacinar cerca de 70% ou mais da população do país para que se consiga ter a pandemia sob controle. “Por isso, a participação de todos os que puderem ser vacinados é importante, tanto para a proteção pessoal, como para a coletividade”, lembra.

70% ou mais da população precisam ser vacinas para a pandemia ser considerada sob controle, afirma a professora do Departamento e Enfermagem da Unicentro, Maria Lúcia Raimondo.

As medidas sanitárias continuam valendo, veja como proteger a você mesmo e os outros:

As recomendações da OMS ainda valem. Elas incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou álcool em gel; cobrir a boca com o antebraço quando tossir ou espirrar (ou utilize um lenço descartável e, após, descarte-o no lixo e higienize novamente as mãos); manter-se a pelo menos 1 metro de distância das outras pessoas; o uso de uma máscara é imprescindível. “A nível individual, essas medidas de proteção funcionam inclusive contra as novas variantes identificadas até o momento”, lembra o guia informativo sobre Covid-19 do escritório local da organização.

 

Amanhã você confere a quarta e última parte do especial “A vacina chegou!”

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome