O Médico urologista, Marcelo de Campos Lima, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia comenta sobre essa área de atuação da medicina
A Urologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças relacionadas ao aparelho urinário de homens e mulheres. Além disso, outro foco é o aparelho reprodutor masculino. Exemplificando as patologias mais frequentemente atendidas pelo urologista, temos:
- Doenças dos rins e vias excretoras, como cálculos (pedras), infecções , tumores, malformações congênitas. Cabe aqui diferenciar a área de atuação do médico nefrologista que trata dos quadros de insuficiência renal.
- Doenças da bexiga, aqui englobando os cálculos, tumores, infecções e casos de incontinência urinária (neste último caso mais prevalente em mulheres).
- Doenças genitais masculinas, como estreitamentos da uretra, lesões penianas e da bolsa testicular. Ressaltando aqui também a avaliação e tratamento das alterações da fertilidade masculina.
- Doenças prostáticas, tão prevalentes com o avançar da idade, como prostatites, hiperplasia (inchaço) e os tumores da próstata. Ressalto aqui a avaliação das pessoas com sintomatologia de alterações e dificuldade para urinar.
- Disfunções sexuais, as mais comuns são ejaculação precoce, disfunção erétil, orgasmo retardado e as alterações hormonais relacionadas a queda da produção de hormônio masculino (hipogonadismo).
- Doenças de transmissão sexual.
A partir de que idade se deve visitar o urologista?
Como sugestão para avaliação urológica indica-se uma consulta para crianças pequenas com intuito especial para análise genital dos meninos. Isso deve se repetir posteriormente, no início da puberdade.
Uma grande parte da vida do urologista consiste em analisar as doenças prostáticas, por isso sua importância no novembro azul. Para tanto indicamos uma consulta anual após os 50 anos para a população masculina em geral. Porém a idade abaixa para casa dos 40 anos para os seguintes grupos:
- Histórico familiar de câncer de próstata,
- Raça negra,
Isso se deve pela maior prevalência da doença nestas situações.
Lembramos que isto é uma orientação geral. Na ocorrência de sintomas relacionados ao aparelho urinário, tais como dor, alterações para urinar, sangue na urina e incontinência urinária, por exemplo, deve-se procurar atendimento independente da idade ou do gênero.
Leia mais textos como esse na Mais Saúde