A tontura pode ser causada por sono. A fisioterapeuta especialista em tratamento de tontura e Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, Roberta Weber Werle, fala sobre o tema neste artigo
Pacientes com Distúrbios do Sono podem apresentar durante o dia tonturas e vertigens. Quem possui doenças vestibulares frequentemente se queixa de distúrbios do sono juntamente à sintomatologia de alterações do equilíbrio.
Apneia Obstrutiva do Sono, medicamentos indutores ou reguladores do sono, alterações no ciclo e na higiene do sono podem desencadear ou piorar tonturas e zumbidos já existentes.
A associação dos sintomas de tontura e distúrbios de sono também aumenta no mundo todo, atualmente. Esse fenômeno acontece porque os pacientes utilizam computadores e celulares demasiadamente, não atentando ao excesso de estimulação visual e postura imprópria.
Já foi descrito que mais de 80% dos jovens deprimidos apresentam alterações do sono, como hipersonia, além de tontura. Outros sintomas associados são:
- Alterações de apetite e peso;
- Isolamento;
- Dificuldade de concentração;
- Prejuízo do desempenho escolar;
- Baixa autoestima.
Estas alterações também podem ocorrer por excesso de utilização de dispositivos eletrônicos, através do estímulo visual contínuo de telas iluminadas e posição cervical inadequada.
Veja mais: Fisioterapia Vestibular – o segredo para acabar com a tontura causada por Covid
Problemas vestibulares e a relação com a rotina de sono – Tontura pode ser causada por sono
Quadros como a migrânea vestibular e a tontura crônica subjetiva têm precipitação ou severidade relacionadas a alterações do sono.
Enxaqueca vestibular é considerada a segunda causa mais comum de vertigem e a causa mais comum de vertigem episódica espontânea. Alterações do ritmo de sono e vigília são determinantes das crises.
O manejo principal desses episódios é com medicação profilática e medidas não farmacológicas:
- Alimentação
- Sono
- Higiene
- Prevenção de gatilhos.
A reabilitação vestibular pode ser útil quando há complicações, como perda de equilíbrio.
A Disfunção Temporomandibular está frequentemente associada a sintomas otológicos que pode levar à tontura e vertigem devido a íntima correlação das inserções musculares da face, crânio e pescoço promovendo contraturas em função da posição antálgica e de conforto, gerando piora da tontura e demais sintomas audiovestibulares.
Cama deve ser utilizada apenas para dormir
O uso de computadores e celulares na cama e o hábito de assistir TV são ruins. Além de repercutir na coluna cervical gerando tontura, interferem na produção da melatonina, liberada na deflagração dos eventos do sono.
Trabalhadores noturnos também impactam de forma negativa seu ciclo circadiano. Eles quebram a regularidade dos horários e assim determinando sintomas diurnos como tontura.
Ansiedade e depressão causam e ajudam a manter alterações no SNC tanto para as vias reguladoras do sono como para o equilíbrio. Os eventos adversos do uso prolongado das medicações podem ser o fator causal de sintomas vestibulares e distúrbios do sono, como a dependência química, sonolência diurna e tontura.
É possível considerar que a tontura pode ser causada por sono. Isso ocorre, uma vez que interação sintomática da tontura e distúrbios do sono é frequente e deveria ser motivo de abordagem terapêutica conjunta. Sendo assim, a recomendação da higiene do sono pode beneficiar pacientes com alterações do equilíbrio e sono.
Leia mais textos como esse na Mais Saúde