Suplementação, doenças de celebridades e saúde mental foram as principais tendências da saúde e figuram entre os assuntos mais pesquisados no google
Todo final de ano o Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e dona do mecanismo de busca mais utilizado na internet, revela quais são os temas mais populares que as pessoas pesquisam durante o ano, é o Pesquisas do ano 2022.
Fruto da ferramenta Google Trends, da própria empresa, os resultados podem ser separados por assuntos específicos, como, por exemplo, saúde.
Esse tipo de visualização nos permite saber quais são as tendências da saúde do último ano. Afinal, foram esses temas que pautaram discussões, curiosidades e preocupações das pessoas a respeito da saúde, nesses últimos 12 meses.
Seguindo sua missão de levar as melhores informações para seus leitores, a Mais Saúde te mostra e comenta esses assuntos.
Varíola dos macacos
A eclosão de diversos casos chamou a atenção do mundo. Como tem sido rotina, as pessoas usaram a internet para obter mais informações a respeito da doença.
O volume de buscas, inclusive, colocou a doença na categoria “acontecimentos” do relatório do Google, ao lado de fatos como a guerra entre Ucrânia e Rússia e a Copa do Mundo. Fato que nos permite afirmar que essa é a uma das principais tendências da saúde dos últimos tempos.
De acordo com a Opas, a varíola dos macacos é uma zoonose causada pelo vírus monkeypox. A transmissão entre seres humanos ocorre, segundo a entidade, por:
- Contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias ou lesões na pele de uma pessoa infectada, ou com objetos contaminados recentemente com fluidos do paciente ou materiais da lesão;
- Gotículas respiratórias.;
- Inoculação ou através da placenta (varíola dos macacos congênita).
O último levantamento divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) mostra que foram 10690 casos confirmados da doença no Brasil, com 15 mortes.
Pelé e Câncer de colo
As pesquisas pelo quadro de saúde do Rei do Futebol foram uma das maiores tendências da saúde no último ano. Elas cresceram durante os últimos meses, que coincidem com o seu período de internação e morte.
O cirurgião oncológico e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Héber Salvador (CRM 122924), explica que o câncer colorretal pode se desenvolver silenciosamente por um tempo, sem apresentar nenhum sintoma e a descoberta, muitas vezes, se dá por exame de rastreamento.
“É fundamental a realização de colonoscopia a partir dos 50 anos em pessoas sem sintomas– ou 40 anos, caso haja histórico de câncer na família. Este exame pode evitar a doença, pois, por meio dele, é possível retirar pólipos, que são lesões presas na parede do intestino que poderiam evoluir para câncer”, explica.
Creatina – o suplemento que está entres as tendências da saúde
Buscas a respeito dessa substância também apresentaram um grande crescimento nas em 2022.
A nutricionista esportiva Carolina Mattielo Mendes (CRN8-7404) conta que ela é encontrada naturalmente no corpo.
A creatina é sintetizada pelo próprio organismo a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina. Também pode ser obtida pela alimentação, principalmente pelo consumo de carne vermelha e peixe.
O que faz esse ser um dos termos mais buscados? De acordo com a especialista é pela suplementação. “O interesse tem aumentado significativamente nos últimos anos provavelmente pelo uso deste suplemento por atletas, bodybuilders e praticantes de musculação. A creatina é um dos suplementos com mais pesquisas e alto grau de evidência científica”, comenta.
O sucesso de utilizar creatina como suplemento se deve pelos resultados e a sua segurança. “Inúmeros estudos já provaram que a suplementação com creatina é totalmente segura”, aponta a nutricionista. Além disso, o consumo do suplemento provoca um aumento de até 20% nas concentrações de creatina muscular, o que estimula uma melhor performance esportiva.
TDAH
Um aumento considerável em pesquisas sobre saúde mental foi observado nos últimos tempos. A busca por informações sobre bem-estar emocional, de maneira geral, é uma das tendências da saúde.
Mas se tem um termo que se destacou, foi o TDAH, ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
O psicólogo Gabriel Soares Conrado (CRP 08/24309) explica que esse é um transtorno de neurodesenvolvimento.
Por sua nomenclatura, representa duas condições distintas. Desse modo, cada caso irá possuir especificações próprias, podendo se apresentar de maneiras e intensidade diferentes.
Para o especialista, algumas característica que são centrais no diagnóstico de TDAH, estão presentes na maior parte da população. São elas:
- desatenção
- hiperatividade
- impulsividade
Esse fato é o que motiva o aumento nas buscas. Assim, as pessoas passariam a se identificar com as características do transtorno, recorrendo a pesquisas no Google para obter informações a respeito.
O fato, porém, levanta alguns alertas. “Importa salientar que o modo como as informações são apresentadas, a forma como interagimos com elas e nossa própria relação com o uso da Internet acaba refletindo uma lógica que favorece o consumo rápido de conteúdo que pode ser sumariamente absorvido e/ou descartado”, pondera Gabriel.
Leia mais textos como esse na Mais Saúde