Segurar espirro

A médica otorrinolaringologista Marília Camargo de Souza Sardeto (CRM PR 32700 / RQE 22419) responde se é certo ou não segurar espirro

Não. Segurar o espirro na maioria das vezes pode não levar a alterações maiores. Porém, se a pessoa possuir alguma alteração anatômica nas narinas ou tubas auditivas, ou ainda estiver com um resfriado ou muita congestão nasal, pode levar a uma alteração da pressão no ouvido. Isso, em alguns casos, pode chegar até a romper o tímpano.

O espirro vem com uma resposta a um alérgeno ou irritante da mucosa. Quando o seguramos fazemos uma “manobra de valsalva” muito forte e forçada.

Esse ato (de forçar o ar com os lábios e nariz fechados – àquela de desentupir o ouvido na serra) aumenta a pressão intratorácica. Além disso, também diminui o retorno venoso ao coração e diminui a pressão arterial. No final das contas, pode romper algum vaso na conjuntiva do olho.

A probabilidade de efeitos adversos é pequena, pois é raro acontecer de ter coincidentemente esses fatores ocorrendo em um mesmo momento.

Mesmo assim, não há porque se envergonhar e segurar o espirro. Pois ele é algo natural, para proteger nosso organismo.

Se não é certo segurar espirro, o que fazer?

Quando a vontade vem, o certo é espirrar sim.

Não se deve “segurar”, nem retirar a máscara para espirrar – ela serve justamente para isso. Tenho visto muita gente tirando a máscara, espirrando e depois colocando novamente.

O certo é espirrar de máscara mesmo; Depois você troca a máscara e lava as mãos (para não ficar aquele “cheirinho ruim”). O papel dela é tentar evitar espalhar as gotículas no ar.

Uma outra forma que funciona é tentar proteger com o braço ou cotovelo, assim também não ficarão tantas gotículas em sua mão se por ventura precisar tocar uma superfície.

Obviamente que se tivermos um lenço ou papel próximo podemos cobrir o nariz e a boca, para espalhar ainda menos. Mas isto nem sempre está ao nosso alcance quando o inesperado espirro vem.

Leia mais informações como essa na Mais Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome