A mamoplastia de aumento, mais conhecida como prótese de mama, é a cirurgia da moda atual. Mulheres insatisfeitas com os seus seios, porque acham eles muito pequenos ou que as suas mamas são caídas, podem recorrer à cirurgia estética de prótese de mama. Para esclarecer algumas dúvidas em relação ao assunto, a Revista + Saúde entrevistou o cirurgião plástico de Guarapuava, Paulo S. Silveira Júnior.
A cirurgia plástica de prótese de mama é indicada para quais pacientes?
A inclusão de prótese mamaria de silicone tem atualmente algumas indicações: paciente portadora de hipomastia, ou seja, pequena quantidade de tecido mamário; paciente com assimetria mamaria, uma mama de diferente tamanho da outra; paciente com ptose mamaria (mama caída), seja pela idade, pós gestacional, e que além de levantar a mama, tem o desejo de aumentar um pouco o volume, sem falar nas indicações de reconstrução mamaria por trauma ou câncer.
Como é feita a escolha em relação ao volume e forma da prótese?
De forma individualizada. Cada paciente é um caso diferente. Quanto ao volume e a forma da prótese existem alguns parâmetros que usamos para estimar o volume a ser utilizado, e é importante o cirurgião e a paciente estarem de acordo quanto ao volume final.
Onde ficam localizadas as cicatrizes da cirurgia e qual o tamanho das mesmas?
Basicamente, em uma cirurgia estética, existem três acessos cirúrgicos: periareolar, submamária e axilar. Na periareolar, a cicatriz fica localizada ao redor da aréola, geralmente na parte inferior. Na submamária localizada no sulco submamário (embaixo da mama) e na axilar, a cicatriz fica na axila.
A prótese de mama tem perigo de estourar?
Espontaneamente é muito difícil. Em caso de trauma direto na mama, pode ocorrer.
Após colocar prótese de mama a paciente engravida, isto pode intervir ou trazer algum problema para a estética do seio?
Quando a paciente engravida, ocorre um aumento da mama, devido ao aumento do tecido mamário por indução hormonal, gerada pela gravidez. Após o nascimento da criança e amamentação a tendência da mama é regredir de tamanho, porém a pele que distendeu não regride totalmente e ocorre a ptose (queda) da mama.
A cirurgia para a colocação da prótese interfere na amamentação?
Se seguidas as técnicas cirúrgicas adequadas, não.
No caso de pacientes com flacidez de mama, o que poderá ser feito para reparar esteticamente?
A flacidez, que tecnicamente chamamos de ptose, pode ser classificada em variados graus. Dependendo de como a mama é classificada, existem técnicas cirúrgicas que podem ser aplicadas para melhorar esteticamente as mamas, com ou sem inclusão de prótese.
Quando é indicada a redução de mamas?
Basicamente depende da vontade da paciente e o quanto as mamas grandes incomodam, seja fisicamente ou psicologicamente. As mamas podem ser grandes e causarem desconforto a paciente, como dor torácica ou lombar. Mamas que não são tão grandes, mas tem uma ptose acentuada e que esteticamente incomodam a paciente.
Há alterações de sensibilidade nas mamas após colocar a prótese?
De modo geral não. Pode ocorrer uma diminuição da sensibilidade no pós operatório imediato que geralmente volta ao normal.
A prótese precisa ser trocada depois de algum tempo?
A prótese só precisa ser trocada se ocorrer algum problema, seja qual for, como trauma, formação de cápsula, deslocamento, entre outros.
A prótese de mama pode acarretar prejuízos à saúde da mulher, como o câncer de mama?
Não. Cientificamente não existem trabalhos que comprovem isso.