Saúde no verão

Preparamos esse guia com as informações que você e sua família precisam para se manter seguros e curtir a vida com saúde no verão

Festas, férias escolares, viagens, praia. É só começar a listar o que tem de bom no verão que já ficamos animados, não é? Essa é a época mais aguardada do ano por muitas pessoas.

E para não estragar esse momento tão especial, é importante seguir atento a todos os cuidados com a saúde. Assim a gente garante que dá para curtir o que tem de bom e evitar de entrar em uma fria por aí.

Protegendo a pele

protetor solar e saúde no verão

O primeiro cuidado que vem à mente quando falamos do verão é com a pele. E não é para menos, afinal, ficamos mais expostos ao sol em muitos momentos.

A médica Mariana Zschornak da Silva Dalmolin (CRM-PR 45766), é residente em Dermatologia pela Santa Casa de Curitiba. Ela explica que o protetor solar é fundamental na prevenção contra o câncer de pele.

“A doença é causada pela exposição crônica à radiação UVA e UVB e é no verão onde se tem os maiores índices, além do envelhecimento cutâneo, pois essa radiação também tem alta participação no processo”, comenta. A prevenção a esse tipo de câncer, inclusive, é lembrada pela campanha Dezembro Laranja.

Mas tão importante quanto usar, é fazer isso da maneira correta. Para tanto, a profissional indica escolher aquela opção que se pode usar com abundância e com o FPS de 30 ou mais, sempre aplicando durante o dia.

“O melhor protetor é aquele que você usa sem economizar, não existe marca melhor que a outra. Podemos ajudar em uma melhor escolha desse protetor, alinhando textura, cheiro, coloração e preço de acordo com o desejo do paciente em consulta médica”, complementa.

Sobre a quantidade de produto a ser utilizado, Mariana recomenda a mesma medida preconizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia:

“Uma colher de chá de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça para se obter o FPS da embalagem”, ensina a médica.

Nesse sentido, é mais fácil optar pelos protetores tradicionais, ao invés daqueles em formato de pó ou spray, fazendo com que a medida seja mais facilmente atingida.

O que fazer em caso de queimadura?

Digamos que em determinado momento do verão, você irá se deparar com algum conhecido que não leu a Mais Saúde, ficou sem acesso às dicas da Dra. Mariana e acabou se queimando.

Nesse caso, você irá precisar recomendar que ele hidrate em abundância a região afetada e aumente a ingestão de água.

“Para analgesia pode ser feito uso de compressas úmidas frias nos locais ou uso de analgésicos simples”.

Mas atenção: isso é válido para as queimaduras de primeiro grau, aquele vermelhão local e que arde.

A residente em dermatologia explica que existem outros dois graus além desse, ou seja, as queimaduras de segundo e terceiro grau.  Ela conta que no segundo grau, além dos outros sintomas, soma-se bolhas e, no terceiro, a pele se mostra esbranquiçada ou escurecida, mas é indolor.

“No segundo e terceiro grau é importante procurar um médico para direcionar o tratamento de acordo com o grau e a extensão de acometimento, que envolve desde curativos especiais até desbridamento cirúrgico em casos extremos”, complementa.

Não existe bronzeado saudável

Apesar de ser um padrão muito buscado, o bronzeamento não é uma das melhores alternativas quando o assunto é a pele e saúde no verão.

“O bronze nada mais é do que uma tentativa da pele de se proteger da agressão do sol. Eu indico se proteger ao máximo do sol, com chapéus, óculos e roupas com proteção UVA e UVB, somado com o uso correto do protetor solar”, recomenda Mariana.

A sugestão que a especialista indica para conseguir aliar a cor de pele desejada, sem se expor a riscos é usar autobronzeadores. Além disso, ela lembra que câmaras de bronzeamento artificial são proibidas pela Anvisa devido ao altíssimo risco de queimaduras e carcinogênese.

A alimentação é importante para saúde no verão

alimentação e saúde no verão

O calor que é predominante na estação exige o corpo de maneira diferente. De tal modo, é preciso dedicar um certo cuidado àquilo que fornece combustível ao organismo.

A nutricionista Marcely Nerone (CRN8 9077), sugere que se aumente o consumo de alimentos ricos em líquidos e de preferência in natura, minimamente processados, mais leves e refrescantes.

“Mais frutas, verduras e legumes (de preferência as da estação) como morango, melão e pêssego. As carnes brancas e cortes de carne bovina magra são as mais indicadas para essa época, grelhados, cozidos e assados, evitando frituras, que não combinam com o clima quente do verão”, indica.

Além disso, se quisermos continuar com saúde no verão, a hidratação não deve ser deixada de lado.

“Com as temperaturas mais elevadas, é comum que aumente a sudorese, fazendo assim com que o corpo perca água em maior quantidade”, pondera a nutricionista. A dica, nesse caso, é aumentar o consumo.

“Uma conta básica que fazemos para essa época para sabermos qual a quantidade de água a ser ingerida no dia é multiplicar 40ml por kg de peso”, ensina.

Cuidado com o piriri – preze pela segurança alimentar durante viagens

“Fique atento à maneira em que os alimentos que você vai consumir estão armazenados. Não os deixe fora da geladeira por muito tempo e, quando viajar, leve-os em caixas de isopor ou bolsas térmicas. Evite opções pré-cozidas, pois as chances dos alimentos estragarem são maiores. Opte por lanches práticos e saudáveis, caso não possa manter a refrigeração adequada, leve frutas frescas e secas”, aconselha a nutricionista Marcely Nerone

A educação alimentar é sua aliada

No verão ocorrem as comemorações de Natal e Réveillon. Nessas festas, as comidas e bebidas são as estrelas. A alegria e a época do ano diferenciada  por vezes levam as pessoas a cometer exageros. Para evitar arrependimentos e deixar de lado as crises na dieta, Marcely passa algumas recomendações:

  • Estar bem hidratado é fundamental, ainda mais se durante as festas houver a ingestão de bebida alcóolica;
  • Coma de 3 em 3 horas, mesmo em férias ou com horários diferentes, você não deve pular refeições;
  • Comece a comer sempre pela salada –  a velha regra ainda tem sua importância na hora de montar o prato, assim sobra menos espaço no prato para alimentos mais gordurosos;
  • Mastigue bem e com calma, assim a comida é digerida com mais facilidade e não são necessárias quantidades exageradas;
  • E por fim, mesmo tendo exagerado no dia anterior, não fique sem comer nem pule refeições, todas são importantes para ativar o metabolismo;
  • Diminua carboidrato e gordura. Além disso, consuma moderadamente mais proteína e aumente mais o consumo das frutas;
  • Beba muita água.

Mantenha-se em movimento

atividades físicas e saúde no verão

Todo leitor da Mais Saúde já deve conhecer que deixar o sedentarismo de lado e realizar atividades físicas traz inúmeros benefícios, além de diminuir o risco de sofrer com diversas doenças. Independente da época do ano, isso ainda é válido. Por isso, os dias fora da rotina não devem ser um convite para deixar de praticar exercícios, deixando de cuidar de nossa saúde no verão.

É isso que recomenda o personal trainer Hiowan Heffren (CREF 038345-G/PR).

“A falta de exercício constante é como um cartão de crédito, em que a fatura a ser paga é sua saúde. Exercite-se! Alimente-se! A falta de tempo para cuidar da saúde será substituída pelo tempo para tratar a doença”, estimula o profissional.

Por isso, para ajudar a manter a saúde no verão se exercitando, Hiowan passa as seguintes recomendações:

  • Manter-se hidratado durante o dia e durante o exercício;
  • Fazer exercício com a vestimenta adequada- roupa leve para facilitar a movimentação e transpiração;
  • Atividades ao ar livre: passar protetor solar e evitar fazer o exercício no horário em que o sol está mais intenso (10h – 16h);
  • Manter-se bem alimentado;
  • Manter a rotina de exercício o ano todo, mesmo que com menos frequência.

Cuidar com esses pontos é especialmente necessário durante essa época do ano.

“O calor altera a percepção de esforço, aumenta a sensação de fadiga e consequentemente diminui o desempenho”, argumenta o profissional.

Outra dica é especialmente voltada àqueles que precisam mudar a composição corporal ao se exercitar. É  importante não utilizar atalhos para o emagrecimento. A constância e o planejamento correto devem se manter.

O equilíbrio é o melhor caminho

Durante a época de festas, é comum que se acabe comendo ou bebendo um pouco demais. Por mais que não seja o ideal, acontece. Nesses casos, o personal lembra que atividades físicas causam um grande gasto energético.

“Quando se exagera na comida e na bebida sem os exercícios, o rebote que vai acontecer na massa corporal é maior, visto que o corpo vai estocar toda energia não gasta. Isso acaba frustrando a pessoa após esse período”, alerta.

De olho nos pequenos

As crianças merecem atenção especial quando o assunto é saúde no verão.

Crianças e saúde no verão

Com as viagens de férias e as mudanças na rotina, há a exposição a agentes que podem causar doenças ou mal-estares. Nesse sentido, é muito importante observar de perto como andam as crianças para zelar por sua saúde no verão.

Essa é a principal recomendação de Luiz Renato Valerio (CRM 5286 PR – RQE 834), pediatra e porta- voz do Hospital Pequeno Príncipe.

Uma das recomendações é sempre manter a atenção com a higiene das mãos dos filhos.

“É comum que uma criança que está, por exemplo, na piscina ou na praia, sinta fome. Aí vai a mãe, compra algum salgadinho, alguma coisa e com a mão ainda não bem higienizada vai fazer alimentação”, ilustra o médico.

O mesmo vale para quando a criança vai ao banheiro. É bom acompanhar os pequenos e ver se a mão está bem lavada. Assim diminui o risco dele contaminar-se ou espalhar algum agente patológico a terceiros.

Outro conselho que o médico traz, quando o assunto são as viagens, é sobre um acessório que não pode faltar: o termômetro.

“Eu acho que é uma coisa que não ocupa espaço nenhum na bagagem. E a medida de temperatura é um fator sempre importante para notar que algo está errado”, aponta Luiz Renato.

É importante usar repelente e protetor nas crianças

Os cuidados com o sol que vimos no começo da matéria devem ser ainda maiores com as crianças:

  • É bom evitar a exposição ao sol nos horários mais fortes
  • renovar constantemente o filtro solar quando estiver ao ar livre
  • sempre que possível utilizar roupas, chapéus ou demais acessórios que protejam diretamente dos raios solares, como os guarda-sóis.

Além disso, é natural que o número de insetos circulando aumente durante o verão. E isso pode ser ainda maior caso a família viaje para algum local mais retirado. Nesse sentido, a recomendação do especialista em saúde infantil é prestar atenção ao ambiente em que se está e tomar os devidos cuidados.

“Dependendo de onde as férias serão desfrutadas, se for num hotel-fazenda, por exemplo, sempre é muito importante que as crianças tenham cuidado com os animais”, aconselha.

Quais cuidados tomar com as crianças e a saúde no verão?

Listamos os principais conselhos do Dr. Luiz Renato:

  • Prestar atenção aos sinais da criança: verificar a ocorrência de febres ou prostrações;
  • Estimular a hidratação com líquidos que tenham procedência reconhecida: água, sopas naturais e água de coco. Evitar produtos industrializados com muito açúcar;
  • Consumir alimentos frescos: frutas refrigeradas ficam mais agradáveis e são nutritivas;
  • Em passeios ou viagens procurar levar lanches saudáveis;
  • Cuidar com a exposição ao sol: filtros solar e proteção;
  • Cuidar com insetos: utilizar repelentes sempre que estiver em ambientes mais expostos a animais;
  • Higienizar as mãos;
  • Vigiar as crianças em praias e piscinas, evitando acidentes: mesmo em águas de baixa profundidade é recomendável se manter próximo;
  • Dar bons exemplos: seja na alimentação, no trânsito, ou com cuidados de higiene. Os pequenos costumam seguir o que veem adultos fazendo.

Não exagere na bebida

Bebidas alcoólicas fazem parte das comemorações e muitas pessoas gostam. É importante lembrar que na maior parte dos casos elas não são uma proibição quando o assunto é Saúde no verão. Porém, é sempre bom lembrar que deve haver moderação. E muita moderação mesmo. Nesse sentido, para um verão sem problemas, algumas recomendações são:

  • Evitar Beber e dirigir;
  • Não praticar natação ou atividades aquáticas sob efeito de álcool – afogamentos envolvendo pessoas embriagadas são muito comuns, segundo o Corpo de Bombeiros.
  • Não exagere na dose consumida;
  • Respeite indicações médicas a respeito de mistura com outros medicamentos, quando for o caso;
  • Tome água regularmente enquanto estiver bebendo álcool;
  • Não beba de estômago vazio;
  • E por fim, tenha moderação.

Leia mais textos como esse na Mais Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome