Tomar sol traz uma sensação de bem estar enorme, mas muita gente acaba esquecendo de algumas regras básicas para evitar o câncer de pele
O Câncer é a segunda causa de morte no mundo só ficando atrás das doenças cardiovasculares. No Brasil, onde a população se expõe ao sol durante boa parte do ano, a preocupação das autoridades é com os casos de câncer da pele. A doença é mais um motivo para visitar o dermatologista regularmente. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, ele representa 25% de todos os tumores malignos registrados. Por isso é essencial tomar um cuidado extra com fatores que aumentam as chances de a doença aparecer.
De acordo com a dermatologista Iara Rodrigues Vieira, qualquer pessoa pode ser acometida pelo câncer de pele, mas, o cuidado deve ser redobrado à aquelas que apresentam a pele, os olhos e os cabelos claros, as que sempre se queimam e nunca se bronzeiam, os ruivos e aqueles que tem muitas “sardas”, aqueles que se expõem ao sol por muito tempo e aqueles que tem história na família de tumor de pele.
Conforme a médica, os sinais do câncer de pele podem ser reconhecidos observando-se: uma “pinta preta” ou castanha que modifica sua cor, textura, formato e cresce de tamanho; uma “feridinha” que não cicatriza e continua a crescer com coceira, crostas , erosões ou sangramento, e um crescimento na pele de aspecto brilhante, elevado, avermelhado, róseo, castanho ou multicolorido.
As regiões mais atingidas pelo câncer de pele, de acordo com a dermatologista, são as áreas mais expostas aos raios ultra violeta do sol: face, orelhas, pescoço, colo, membros superiores e inferiores.
Quanto mais cedo for detectado o tumor, maior é a chance de cura do câncer de pele. “O tratamento é essencialmente cirúrgico e quando o tumor é retirado precocemente ele é resolutivo, isto é, o paciente fica curado”, acentua Iara.
Como explica a dermatologista, é possível tomar algumas medidas simples para prevenir o câncer de pele. São alguns deles:
- Evitar ou diminuir a exposição solar no horário da 10 às 16 horas (das 11 às 17h no horário de verão);
- Usar o protetor solar, refazendo a aplicação a cada 2horas, e sempre após nadar ou suar em excesso, durante todo o tempo que permanecer no sol;
- Ter cuidados especiais em áreas de alta exposição solar, como praias e montanhas;
- Proteger-se de superfícies refletoras como a areia, concreto, neve e água que podem refletir indiretamente os raios solares na pele. Por isso sentar-se à sombra, não garante proteção contra queimaduras;
- Evitar o bronzeamento artificial, pois a luz ultravioleta emitida por esses aparelhos causa queimaduras, envelhecimento precoce e aumentam o risco de desencadear câncer de pele;
- Consultar seu médico, pois certos medicamentos podem provocar uma sensibilidade maior aos raios solares;
- Crianças pequenas devem ser protegidas do sol e a partir dos 6 meses já podem utilizar protetores solares infantis. Todavia, ao expô-las ao sol, fazer em horários favoráveis, e educá-las desde cedo a se protegerem do sol;
- Se você tiver uma reação alérgica ao protetor solar, troque-o por outro, mas não deixe de usar, com certeza, um dos diversos protetores servirá para você, mas não troque sem motivo, pois fazer isso no verão sem uma orientação adequada pode não ser uma boa opção;
E por fim, segundo a médica, é preciso lembrar que os danos solares acontecem a cada exposição ao sol e seus efeitos maléficos são cumulativos, isto é, acumulam-se ao longo de toda a vida.
Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de pele
A Sociedade Brasileira de Dermatologia, preocupada com o avanço do número de casos de câncer de pele no Brasil, criou em 1999 o Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele. Esse programa leva aos brasileiros a informação, o diagnóstico e o tratamento de qualidade, tudo Gratuitamente. Todos os anos cerca de 30 mil pacientes são atendidos no Dia Nacional de Combate ao Câncer de pele, também chamado Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Essa campanha é realizada em um dia entre o final da primavera e início do verão, sendo os dermatologistas convidados a doarem um dia de seu trabalho voluntariamente à população para orientação/ prevenção e/ou detecção de casos de câncer de pele e/ou lesões pré-cancerígenas. Neste ano a campanha será no dia 29/11/2014 também em Guarapuava que sempre tem participado com todos seus dermatologistas, e contado com o apoio da Secretaria de Saúde do município.
Participarão da campanha os dermatologistas: Dra.Beatriz Garcia, Dra.Caroline Batista, Dr.Guilherme Gadens, Dra.Iara Rodrigues Vieira e Dra.Renata Tavares, de Guarapuava, além de dois colegas dermatologistas de outras cidades, Dra.Ewalda e Dr.Rodrigo. Nesse dia, os profissionais estarão examinando voluntariamente às pessoas que comparecerem e caso apresentem lesão suspeita de câncer de pele ou com possível potencial cancerígeno de pele, serão agendadas consultas dermatológicas posteriores, ocasião em que serão realizados os procedimentos necessários, tudo gratuitamente.
Local da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele em Guarapuava: CISGAP (Consórcio Intermunicipal de Saúde Guarapuava/Pinhão)
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 1563 – Centro
Dia: 29/11/2014 (sábado)
Horário: Das 09:00h às 15:00h
Por Camila Neumann