É possível evitar várias doenças através da vacinação!
No mundo, a doença pneumocócica é a primeira causa de morte por doença prevenível. “As doenças Pneumocócicas são causadas pelo Streptococcus Pneumoniae ou pneumococo. Essa bactéria é uma das principais causas de doenças importantes como pneumonia, meningite, septicemia, otite média e sinusite, que podem ser fatais se não tratadas devidamente”, explica o pneumologista, Dr. Marcos Bremm.
A bactéria pneumococo, segundo o médico, é altamente contagiosa, pois se espalha facilmente pelo ar, especialmente de uma pessoa para outra. A transmissão acontece pelo contato direto de quem tem a bactéria na garganta ou está doente (saliva, espirro, tosse ou beijo). “No entanto, os portadores podem não manifestar nenhum sinal da doença, embora a bactéria esteja presente na garganta”, lembra Dr. Marcos.
Uma das principais causadora da doença pneumocócica é a pneumonia. “A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, onde vírus, fungos, protozoários e bactérias são capazes de desencadeá-la, sendo mais comuns as pneumonias causadas por pneumococos”, afirma o pneumologista.
O risco de pneumonia pneumocócica aumenta com a idade. “Isso ocorre provavelmente devido ao declínio do sistema imunológico, bem como ao aumento das comorbidades relacionadas a idade”, esclarece. A população acima de 50 anos vem crescendo consideravelmente e o grande desafio das próximas décadas será manter esta população com saúde.
Além da idade, tabagismo, asma, diabetes, abuso de álcool, vírus humano da imunodeficiência (HIV) também são fatores de risco para a doença. “Uma forma de prevenção das doenças pneumocócicas é através da vacinação”, ressalta Dr. Marcos.
Por que se vacinar?
As vacinas tem papel importante na prevenção de doenças. Além de evitar a doença pneumocócica, causa número 1 de mortes prevenível, a vacina pode ser administrada para proteção do papilomavírus humano (HPV), Hepatite A e Hepatite B.
O HPV pode afetar qualquer pessoa, tanto mulher quanto homem. Ele é transmitido sexualmente ou pelo contato via oral ou genital com fluidos contaminados, que afeta a área genital e a mucosa oral. Doenças como câncer do colo do útero, verrugas genitais, câncer vulvar, câncer vaginal, causados pelo HPV, podem ser protegidas com a vacina. “A vacina deve ser administrada por via intramuscular em três doses separadas de 0,5ml, sendo a primeira dose em data a escolher, a segunda dose – 2 meses após a primeira dose e a terceira – 6 meses após a primeira dose”, explica o médico.
Já para uma proteção segura da Hepatite A e da Hepatite B, doença altamente contagiosa causada por vírus que afeta o fígado, existem vacinas específicas. “É importante realizar vacinas contra Hepatite A e Hepatite B porque não existe tratamento específico, a doença pode se propagar facilmente e quanto mais idade, maior a probabilidade de o paciente apresentar sintomas e complicações. Após três doses intramusculares de vacina contra hepatite B, mais de 90% dos adultos jovens e mais de 95% das crianças e adolescentes desenvolvem respostas adequadas de anticorpos”, afirma o clínico geral e gastroenterologista, Dr. Jean R. Nicareta.