Os benefícios de ser voluntário

Participar de uma atividade ou grupo de voluntariado tem impactos positivos na saúde mental. Saiba mais sobre os benefícios de ser voluntário

Como muitas coisas hoje em dia, foi o WhatsApp o meio escolhido. Em diversos grupos do aplicativo de mensagens instantâneas, Olivia Salomé, de 26 anos, divulgava uma campanha para arrecadar dinheiro. Quem doasse qualquer quantia concorria a um brinde. 

Sem hesitar, explicava para as pessoas, agora em conversas de modo privado, as minúcias do sorteio, como a doação poderia ser feita e a quem seria revertida. O montante levantado seria revertido em caixas de leite para uma associação que presta apoio a crianças com câncer.

A iniciativa em que investiu tempo não foi única. Nos últimos sete meses ela começou a realizar ações sociais junto a um grupo. No período, mesmo com as atividades tendo que ser limitadas por conta da pandemia, diferentes iniciativas foram realizadas.

“Fizemos venda de nhoque, feijoada e agora a campanha de leite. Todos foram para arrecadar fundos para entidades”, recorda.

Ela, que trabalha em uma agência de turismo, usa o tempo livre para as atividades voluntárias. Dessa forma, Olivia tem percebido impactos positivos em quesitos profissionais, bem como pessoais, com um sentimento de utilidade, como define.

A voluntária vive repetindo um lema: “se você sabe o que é certo, vale a pena se esforçar por isso”. A frase traduz a maneira como ela se sente.

“É muito bom o sentimento de servir. Você sente que não deve e que faz algo pela melhoria da vida de alguém, principalmente das comunidades que necessitam de verba e todo dia se dedicam para dar o melhor, mesmo não tendo o necessário em muitas das situações”, conta.

Saúde mental como um dos benefícios de ser voluntário

A psicóloga Kelli Cristina Stocki (CRP 08/2211-8) comenta que o trabalho voluntário pode ser visto como uma troca. A pessoa oferece seu tempo, energia, criatividade e atenção, ganhando a oportunidade de aprender, conviver e sentir-se útil. 

Assim, uma sensação que pode se aflorar é a de fazer parte de algo.

“Quando estamos envolvidos em ações de grupo, ou comunidade, há uma conexão entre pessoas que desperta a sensação de pertencimento, isso é benéfico e contribui para nossa saúde mental”, explica.

De acordo com a profissional, vários estudos da área de psicologia apontam alguns benefícios de ser voluntário.

 Entre as opções da lista estão: 

  • Aprendizados sobre a vida e relações humanas;
  • Aumento de satisfação e bem-estar; 
  • Redução de sintomas depressivos e ansiosos; 
  • Diminuição de estresse; 
  • Promoção de autoconfiança e autoestima, já que desperta a sensação de capacidade e utilidade; 
  • Desenvolvimento de habilidades interpessoais ligadas a comunicação e assertividade. 

Segundo Kelli, esses pontos positivos são baseados nos resultados de estudos.

“Investigações apontaram que ao ajudar alguém que está precisando é ativado no cérebro um sistema de gratificação, o mesmo sistema de quando recebemos um prêmio, por exemplo”, explica. 

Ela cita ainda John Wilson, um pesquisador da área ligado ao Departamento de Sociologia da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. O Americano, autor de diversas obras sobre voluntariado, define esse tipo de trabalho como um agente de satisfação com a vida, funcionando como um gerador de realização e autoestima.  

Como se tornar e aproveitar os benefícios de ser voluntário

Se você está propenso a começar um trabalho e sentir os benefícios, alguns passos precisam ser dados. Tomar esses cuidados garante que esse empenho vai ser proveitoso e não gerar problemas em seu cotidiano.

1- Identificar o que te motiva ser voluntário:

A psicóloga fala que responder essa pergunta lhe ajudará a manter-se estimulado e constante em sua atividade. 

2- Entender qual a área e com qual público deseja atuar:

você poderá responder isso com base em suas habilidades pessoais e interesses. 

3- Planejamento do tempo que disponibilizará:

“A organização é essencial para que seu trabalho voluntário seja responsável e comprometido”, recorda Kelli.

4- Escolha o local e busque entender como funciona:

Compreenda qual será a sua demanda e se ela se conecta com você. “Se a resposta for sim, se lance para a sua ação voluntária com dedicação e disposição e colherá experiências únicas, pois ser voluntário é querer ser feliz mediante a felicidade do outro”, finaliza

Leia mais informações como essa na Mais Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome