14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, que tem o intuito de fornecer aos pacientes da cidade orientações de como cuidar da visão e a importância de manter a diabetes sob controle
O objetivo é reforçar sobre a importância dos exames diagnósticos para rastreamento de possíveis complicações associadas à doença, principalmente a retinopatia diabética. Segundo informa a oftalmologista Eliana Pires, coordenadora da Comissão de Prevenção à Cegueira em Guarapuava, o diabetes é responsável por provocar alterações nos vasos sanguíneos, com graves implicações associadas a órgãos como retina, coração, rins e membros inferiores. Entre as principais complicações, estão: cegueira, ataque cardíaco, falência dos rins e surgimento de úlceras que podem levar à amputação de membros e extremidades.
“O exame para detecção da retinopatia diabética, que é uma complicação vascular da retina, tem importância central nesse contexto de rastreamento da vasculopatia (alterações dos vasos sanguíneos). Como podemos ver, as implicações de um diabetes mal controlado podem ser muito graves. Por estes motivos, a boa aderência ao tratamento e uma atenção multidisciplinar se fazem necessários. Reforço ainda, que o acompanhamento periódico e check up de Retina com Oftalmologista é essencial para prevenção e tratamento de lesões oculares que não produzem sintomas em fases iniciais, pois os olhos quando emitem sintomas de alerta a respeito desses problemas vasculares podem estar em estado avançado”, explica.
“O Conselho Brasileiro de Oftalmologia entende que o diabetes é um tema que deve ser visto como prioridade pela saúde pública. Por esta razão, nós do Centro Oftalmológico de Guarapuava, estamos unidos em mais esta causa para fazer parte dessa grande mobilização. Vamos levar esclarecimentos à população sobre o quão prejudicial o diabetes pode ser à visão e a importância da prevenção e do controle da doença, de uma forma geral”, afirmou a Diretora Técnica, Dra. Eliana Pires.
Nossa preocupação está pautada nos indicadores da doença. “O crescimento da prevalência do diabetes no mundo reforça a urgência de ações efetivas. No Brasil, entre 2006 e 2019, a prevalência de diabetes passou de 5,5% para 7,4%, segundo dados do Ministério da Saúde”, destaca. Portanto, a prevenção é o melhor dos mundos. Mantenha o controle da Diabetes e da Retinopatia Diabética.