No dia 19 de agosto comemorou-se o dia do ciclista pela primeira vez no Brasil
O ciclismo é uma prática muito popular em países quentes. No Brasil, isso não é diferente. Além de tonificação muscular e da melhora do sistema cardiovascular, é uma atividade que auxilia todo organismo. Não é a toa que em muitas cidades surgiram grupos de ciclistas que se reúnem para pedalar.
Como é o caso da ciclista Danielle Cristina de Lima, que começou a pedalar há cinco anos e desde então mantém esta prática nos finais de semana. “A bike proporciona a sensação de liberdade, bem-estar, superação a si mesmo, contato com a natureza, novas amizades e disso que veio minha inspiração”, relata Danielle. “Além de tudo, ainda ajuda a se manter em forma com um melhor preparo físico, uma vez que é uma escolha saudável e sustentável”.
Mas, andar de bicicleta não é apenas lazer, o ciclismo já é considerado um esporte desde o século XIX. Subdividindo-se em diversas categorias, como Mountain Bike, Cross Country, Free Ride, Down Hil, BMX e outras. Uma atividade ideal para o desenvolvimento dos sistemas aeróbicos e anaeróbicos, uma vez que a ação é cíclica e rítmica.
Além do bem-estar físico o ciclismo é importante para saúde social e mental. Veja os principais benefícios da prática para sua saúde e saia pedalando:
- O Ciclismo fortalece os músculos;
- Fortalece a saúde cardiovascular;
- Auxilia no controle da diabetes;
- Aumenta os níveis de energia;
- Elimina o estresse, ansiedade e depressão;
- Gerencia dores e tensões;
- Ajuda na perda de peso;
- Atua contra a artrite;
- Preserva o meio ambiente, uma vez que o impacto ambiental é inexistente.