Projeto propõe desmitificar esse período e torná-lo mais leve para as mulheres

Os sintomas podem ser muitos, desde os já conhecidos calorões e a sudorese noturna, até outros mais relacionados aos aspectos mentais, como insônia e alterações de humor.  O impacto que a menopausa causa na vida das mulheres pode ser em vários lugares do corpo e variam de intensidade.

Mas, seja sentindo os seus efeitos de maneira mais leve, ou mais pesada, o processo nem sempre é fácil, já que perpassa algumas questões que extrapolam simplesmente a saúde. Envelhecer, apesar de natural e inevitável, nem sempre é encarado de maneira fácil.

Nesse momento delicado, a maior dificuldade é a falta de informação. O desconhecimento sobre essa fase é grande e permeia todas as classes sociais. “É um misto de negação, medo e vergonha de nossa parte. E uma reação de desconforto da parte de quem nos ouve falar dela”, observa a educadora física, empresária e professora de yoga Márcia Selister.

Compartilhando saberes e vivências

Márcia Selister é educadora física, empresária e professora de yoga. Ela criou os perfis @menopausasemvergonha e @meioseculodemulher. Foto: Sil Rosato

Pensando em ajudar quem está nessa fase de turbulência, a profissional criou o Instagram @meioseculodemulher, espaço de (re)conhecimento. Segundo relata, isso é fruto de uma reconstrução diária e uma revolução interna, que vive desde os seus 50 anos.

Uma ação que também é resultado da inquietação perante esse tema é o Menopausa Sem Vergonha, uma maneira de dividir experiências, buscar respostas e difundir conhecimento sobre a menopausa. “É um espaço de escuta, mais do que de fala. Esse projeto é para compartilharmos saberes e vivências e nos ouvirmos com afeto e respeito”, revela Márcia.

A iniciativa consiste em uma série de lives com profissionais da área de saúde da mulher, em conversas sobre os efeitos do climatério e da menopausa. Os bate-papos são pautados pelos resultados de uma pesquisa realizada com 200 mulheres entre 18 e 84 anos, sendo baseadas nas perguntas mais recorrentes.

Lançado em outubro de 2020, o projeto já recebeu ginecologista, nutricionista, terapeuta pélvica, geriatra, educadoras físicas, dermatologista, sexóloga, entre outras especialistas convidadas que têm dedicado seus estudos ao tema.

Levando informações a mais mulheres

O projeto ganhou um perfil próprio no Instagram, o @menopausasemvergonha, onde as informações estão todas reunidas.

As lives foram retomadas em fevereiro e seguem acontecendo.

As próximas transmissões estão marcadas para acontecer já na próxima semana:

Dia 24/03, às 20h, com a ginecologista Dra. Carla Vanin – Climatério, menopausa e a saúde da mulher

Dia 25/03, às 12h, com a precursora do YogaDance no Brasil Fernanda Cunha – Yoga e menopausa

Márcia tem planos de expandir as ações do projeto para que mais grupos de mulheres tenham acesso a essas informações. Para tanto, busca novas parcerias e captação de patrocínios. Maiores informações com Cecília Daudt pelo telefone (51) 99236-6951.

 

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome