Com novo sistema de coleta, Hemocentro Regional de Guarapuava garante segurança e menor tempo de espera para doadores
Apesar do novo cenário que o mundo viveu no último ano, algumas coisas não mudaram, uma delas é a constante necessidade por bolsas de sangue. Por isso, a organização responsável pela coleta, processamento e distribuição desse material que ajuda a salvar vidas desenvolveu um novo protocolo para continuar suas atividades, mesmo durante a pandemia.
O interessado em doar sangue faz todo o processo mediante agendamento. O principal intuito, segundo destaca o Diretor do Hemocentro Regional de Guarapuava, Fernando Guiné, é evitar aglomerações. “A chegada das pessoas com horário agendado e até mesmo distribuição das cadeiras na sala de espera, garante o distanciamento”, explica. Além disso, é obrigatório o uso de máscaras, bem como tanto servidores, quanto o público em geral, tem acesso a álcool em gel.
O processo de agendamento é feito por telefone, no número 42 3622-2819, e vai continuar mesmo depois que a situação envolvendo o novo coronavírus mudar. Isso se deve ao fato de uma melhora nos índices que esse processo possibilitou. “Nós tivemos uma diminuição no tempo médio de espera dos doadores”, conta Guiné. A média de permanência, da chegada ao fim da coleta, foi de 32 minutos e 32 segundos, em 2020. A terceira mais baixa em toda rede Hemepar.
A pré-triagem, realizada já pelo telefone, no momento da escolha do horário, também foi capaz de reduzir os número de inaptidão de doadores. 12% das pessoas que chegavam ao Hemocentro em 2019 descobriram que não poderiam doar na hora. No ano seguinte o número foi para 6%.
Toda doação é necessária
A necessidade por tipos sanguíneos depende de alguns fatores, como demanda dos hospitais e instituições atendidas, prazo de validade de bolsas de plaquetas e médias de consumo. Por isso, o diretor explica que as doações são sempre bem-vindas, independentemente da tipagem.
Para doar o voluntário precisa atender a alguns critérios:
* Idade: 16 a 69 anos (menores de idade terão que vir acompanhados da mãe ou pai);
* Peso mínimo: 50 Kg;
* Não ter se vacinado nos últimos 30 dias;
* Não ter tomado antibiótico (últimos 14 dias) ou anti-inflamatório (últimos 7 dias);
* Não ter feito tatuagem, aplicado piercings ou feito sessões de acupuntura (últimos 6 meses);
* Não ter feito cirurgia, endoscopia, colonoscopia (últimos 6 meses);
* Não ter trocado de parceiro(a) sexual (últimos 6 meses).
[…] mundo mudou durante a pandemia, porém, algumas coisas continuam as mesmas. Uma delas, como já falamos aqui, é a necessidade de doação de sangue. Sempre em constante funcionamento, o hemocentro conta com a ajuda de voluntários para manter seus […]