Conheça essa especialidade médica que pode agir no tratamento e na prevenção de diversas doenças
21/11: Dia do médico homeopata
“Trabalhar como médico homeopata é ter a oportunidade de auxiliar as pessoas a desenvolverem vidas mais saudáveis, desde sua infância, usando a menor quantidade possível de medicamentos. Por estimularmos a reorganização fisiológica, integrando de maneira harmônica seus componentes emocionais e físicos, possibilitamos que adoeçam menos, tenham melhor qualidade de vida, preocupando-se cada vez menos em só tratar doenças.” (Marcelo Maravieski)
A Homeopatia é uma especialidade médica integrativa e complementar que pode tratar quase todos os tipos de doenças de ordem física e psicológica. “É um sistema médico terapêutico com maneira própria de avaliar e prescrever ao paciente medicamentos homeopáticos preparados em farmácias homeopáticas, que podem ser de origem mineral, animal, vegetal ou sintética, tanto para problemas agudos como crônicos”, explica o médico homeopata Marcelo Maravieski (CRM PR 10327).
O diferencial da homeopatia é o olhar ao indivíduo como um todo. “Assim, valorizamos suas características e queixas psicoemocionais e não só as físicas, não tratando as queixas isoladamente, mas favorecendo a recuperação e manutenção da saúde em sua totalidade”, ressalta o homeopata.
A homeopatia é baseada em quatro pilares principais: a lei dos semelhantes, experimentação, doses mínimas e remédio único. Essas leis formam o princípio da homeopatia, que basicamente é: utilizar-se de substâncias que causam os sintomas da doença para tratá-las e trabalhar com doses em menor quantidade, geralmente diluídas. “São prescritos somente medicamentos que já foram desenvolvidos e estudados em sua ação, de acordo com protocolos de pesquisa estabelecidos pelas instituições de ensino e pesquisa em Homeopatia, referendados pela Organização Mundial da Saúde.”, acrescenta Marcelo.