As unhas podem apresentar sinais e alertas para cuidados com alguns tipos de doenças
Antes de ser um elemento estético, a unha tem como função a proteção dos dedos. Em alguns casos, é possível verificar que, as unhas, são responsáveis por mostrar doenças como alterações na tireoide, diabetes, cirrose, algumas doenças dermatológicas, entre outras. De acordo com a Dermatologista Iara Rodrigues Vieira, dependendo de qual for à causa, pode-se pensar até mesmo em doenças graves. “Além da unha, a cutícula também pode falar sobre doenças autoimunes. Por isso, quando a pessoa fala que está com uma doença nas unhas, é necessário verificar se o problema está nas unhas, se é traumático ou, ainda, se está refletindo outras doenças”.
Em muitos casos, as pessoas procuram um dermatologista para sanar uma fragilidade. Porém, a dermatologista explica que estas fragilidades são na maioria das vezes traumatismos. “Muitas vezes o paciente chega falando que está com uma fragilidade na unha. As unhas quebram porque estão frágeis. Porém, é preciso perguntar a ele se este ‘quebrar’ é pelo fato delas lascarem, ou se ela fica com manchas brancas. Então, é importante sabermos quais as causas que fazem esta fragilidade na unha”, explica.
É necessário averiguar o tipo de fragilidade para realizar o tratamento correto. Se ela é traumática, ou seja, a partir de um fator ambiental, onde a própria pessoa pode machucar-se (seja com teclados de computadores ou com mordidas nas unhas), ou se trata de uma doença interna. Outro fator que pode fazer com que a unha tenha microtraumatismos, a partir da penetração de substâncias, são os produtos químicos, como detergentes ou sabão em pó, que agridem as unhas. “A unha tem uma lâmina dura, mas mesmo sendo forte, ela não é totalmente impermeável, e sim porosa. Então, ela pode sofrer a penetração destes produtos químicos e ser lesada”, afirma a dermatologista Iara.
Outro fator determinante para saber quais são os problemas nas unhas é a alimentação. Carências alimentares fazem com que a unha fique vulnerável podendo aparecer como um descolamento, abertura no final da unha, ou em formato de linhas. “Tudo isso pode acontecer pela falta de nutrientes e vitaminas necessários para o corpo. Há casos em que as pessoas optam por fazer regimes alimentares ou têm algumas doenças que impedem de fazer uma alimentação adequada”, explica a médica.
Portanto, fique atento aos sinais que as suas unhas podem estar enviando. Na dúvida, procure sempre um médico dermatologista, que lhe indicará qual a melhor forma de tratar o problema.