Evite o câncer do colo do útero

Realizar o exame preventivo de câncer anualmente é uma solução.

De quanto em quanto tempo você realiza o exame preventivo ginecológico? Você sabe qual a finalidade deste exame para a saúde da mulher? Se você até esqueceu quando foi a última vez que realizou o exame preventivo e considera que ele não é importante para a sua saúde, então confira a matéria abaixo e após repense  sua atitude.

O exame preventivo de câncer do colo do útero ou o exame de Papanicolaou, como é conhecido, é um exame de triagem realizado para diagnosticar feridas no colo do útero e evitar o desenvolvimento de câncer. “Através deste exame é possível suspeitar de lesões pré-câncer ou cancerosas do colo do útero. As feridas nem sempre são sintomáticas. Quando positivo, é necessário fazer um complemento com colposcopia e possível biópsia local”, alerta a Ginecologista e Obstetrícia, Alessandra Batista Junger da Silva.

Além de diagnosticar doenças, através do exame é possível determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer do colo do útero. “Mulheres após um ano do início da relação sexual devem realizar o exame anualmente; mulheres acima de 35 anos que não iniciaram a vida sexual e mulheres histerectomizadas devem realizar bianualmente. Mesmo o colo estando ausente, a mucosa vaginal também está sujeita as lesões malignas”, afirma a ginecologista.

Para fazer o exame, segundo Alessandra, é preciso tomar alguns cuidados, como: não estar menstruada, esperar pelo menos uma semana após a menstruação, não ter relação sexual até dois dias antes do exame, não fazer ducha vaginal e não usar cremes vaginais um dia antes e no dia do exame.

O exame preventivo de câncer, conforme a ginecologista, na sua totalidade é confiável, mas pode acontecer de resultar em falso-negativo, por isso é importante ficar atenta e no caso de sintomas ginecológicos como sangramento ou secreção anormais consultar o seu ginecologista.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome