Fisioterapeuta explica porque as baixas temperaturas nos deixam com dor no corpo e dá a resposta para melhorar isso: se mover
Se você parar para prestar atenção por alguns instantes vai perceber. Quando está passando frio é natural se encolher. Esse movimento de encolhimento gera tensões e nos deixam com uma postura não tão boa. Com o tempo essas situações vão se transformando em um dorzinha.
Há ainda aquelas pessoas que percebem a mudança de clima através das dores. Quem é portador de reumatismo sabe bem como é. Basta esfriar para uma ou outra dor se intensificar.
A fisioterapeuta Mariana Brunsfeld (130758-F) que é especialista em Terapia Manual e Postural, além de ser pós-graduanda em Osteopatia, respondeu umas perguntas para esclarecer esse tema.
É comum que as pessoas sintam mais dor no corpo durante o frio?
É mais comum sentirmos mais dores provenientes de diversos sistemas corporais durante o período de frio, não apenas as musculares.
Quando a dor está relacionada a algum tipo de patologia, principalmente as de origem reumática, o frio pode agravar os sintomas de dor. Mas não quer dizer que com certeza irá.
Normalmente as pessoas ficam mais tensas, encolhidas e paradas em dias mais frios. Ficamos mais reclusos, de forma geral, e a falta de movimento pode também ter relação com um corpo mais dolorido
O que pode ser feito para contornar o problema?
O que realmente pode ajudar uma pessoa que está experienciando dor é se movimentar! Pode ser de forma muito simples, lúdica, prazerosa e até mesmo curtinha.
O legal de se movimentar é que não precisa estar dentro de uma atividade física específica, além de poder ser tão simples quanto limpar a casa de uma maneira diferente naquele dia, e assim dar um estímulo para o seu corpo.
Que dica de rotina de movimentos você daria para nossos leitores?
O movimento pode ser prazeroso, aquece seu corpo e te deixa mais confortável dentro da sua própria pele. Se você não tem tempo para nada disso, uma boa dica é fazer uma tarefa da sua casa de um jeito diferente.
Brinque com os movimentos, com as variações de postura, com o generalismo que o seu sistema permite fazer. Isso pode sim ser benéfico para você e vai te ajudar a manter o que o seu corpo evoluiu fazendo: se movimentando!