O Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no Mundo. Guarapuava conta com ação do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
Um inimigo silencioso. Se aproxima com o tempo e vai crescendo cada vez mais. Esse é o Glaucoma, um problema causado pelo aumento da pressão intraocular.
Em consequência disso, lesões no nervo óptico podem ocorrer, o que por sua vez pode levar à cegueira. Tudo isso ocorre sem sintomas aparentes e a confirmação do diagnóstico se faz no consultório, atendido por Médico Oftalmologista.
A estimativa feita pela OMS em seu Relatório Mundial da Visão é de que em 2020, ao redor do globo, 76 milhões de pessoas apresentavam um quadro de glaucoma causado pelo envelhecimento.
Veja mais sobre esse assunto: Como está sua saúde ocular?
Segundo o mesmo documento, o número deve chegar a 95,4 milhões até 2030. Já no Brasil, as estimativas são de que cerca de 2 a 3% da população brasileira acima de 40 anos, algo em torno de 1,5 milhão de pessoas, têm a doença.
Maior culpado pela cegueira
Para a médica oftalmologista Eliana F. Pires (CRM: 13614 / QRE: 6128), o glaucoma representa a principal causa de cegueira irreversível ao redor do globo. “No Brasil, temos o diagnóstico de cerca de 1 milhão de portadores, e estima-se que existam outros 1 milhão de pessoas ainda sem diagnóstico”, recorda a especialista.
Entre os principais fatores de risco estão:
• Pessoas com história de glaucoma na família.
• Pessoas com pressão intraocular elevada.
• Todas as pessoas, principalmente de origem hispânica, com mais de 60 anos (idade);
• Descendentes de africanos;
• Diabéticos;
• Usuários de esteroides por um longo tempo;
• Portadores de lesões oculares.
A Importância da Consulta Preventiva
Descobrir o quanto antes a doença, ou seja, de forma precoce, é fundamental para evitar a perda permanente de visão.
Campanhas de esclarecimento, como o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, são importantíssimas para a população, já que reforçam a necessidade da medicina preventiva.
A Pesquisa “Um Novo Olhar para o Glaucoma” aplicada pelo IBOPE Inteligência em junho de 2020 em parceria com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) apresentou como resultados:
• 41% das pessoas entrevistadas não sabem o que é glaucoma;
• 53% desconhecem que a doença possui a maior probabilidade de um quadro de cegueira irreversível;
• 39% desconhecem sua probabilidade de cegueira;
• 47% acreditam ser mito ou desconhecem a relação com a hereditariedade;
• 90% não sabem que a população negra faz parte do grupo de risco.
Nesse sentido, conscientizar é uma das principais formas de prevenir.
“Nosso grande desafio para o futuro é informar a população e promover seu acesso aos exames diagnósticos e tratamentos adequados, evitando que tantas pessoas fiquem cegas”, destaca Eliana.
Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
Diante deste cenário, é urgente que sejam adotadas medidas que ampliem o conhecimento sobre glaucoma junto à população.
É importante que as ações promovam o diagnóstico precoce, especialmente entre o grupo de risco, e garantam o acesso ao tratamento adequado.
Isso ocorre a fim de evitar complicações, uma vez que a doença é a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo.
A Campanha Nacional de Combate ao Glaucoma acontece no Brasil todo, no dia 26 de maio, com o fim de proporcionar que mais informações sobre a doença cheguem a população
Esse ano, uma das ações foi o 24 HORAS PELO GLAUCOMA. O site da campanha, mantido pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia e Conselho Brasileiro de Oftalmologia possui diversos conteúdos sobre a doença e vale a pena ser acessado por quem quer descobrir mais.
A Dra. Eliana Pires organiza ações do Dia Nacional do Glaucoma em Guarapuava.
Ela que é porta-voz da campanha na cidade explica que existem atividades presenciais planejadas, porém que foram adiadas por conta dos decretos em vigor.
As novas datas ainda devem ser divulgadas
[…] Veja mais: Dia Nacional de Combate ao Glaucoma […]
[…] evitando que tantas pessoas fiquem cegas”, diz um texto da entidade sobre a campanha do Dia Nacional do […]