Prevenção ao câncer, com coleta dos exames preventivos, é o foco das ações que ocorrem no dia D do outubro rosa, nesse sábado, dia 16
Já tem sido assim há muitos anos, em outubro tudo fica com uma cor em especial. É o outubro rosa.
A campanha não serve só para colorir o calendário, mas também para conscientizar sobre a saúde da mulher, em especial ao câncer de mama.
Agora, neste sábado, dia 16, entre as 08 e 17 horas, ocorre o Dia D do outubro rosa. A iniciativa é um intensivo de coleta dos exames preventivos, que serão disponibilizados sem a necessidade de marcar horário nas UBS e na Clínica da Mulher.
Essa ação se soma a outras que já vem sendo realizadas desde o começo do mês pela Secretaria Municipal de Saúde e outras entidades.
As programações geralmente contam com palestras e ações nos bairros e exames de mamografia e o preventivo de colo de útero em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), com agendamento prévio em dias específicos de cada unidade.
Prevenção é melhor forma de salvar vidas
A conscientização é considerada o ponto de partida do mês de combate ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero.
Neste ano, o tema faz um apelo para que as mulheres deem prioridade a própria saúde com o slogan “Eu cuido da minha saúde, e você?”, a campanha do Outubro Rosa, promovida pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), ressalta especialmente o fato de que a grande maioria dos casos identificados de forma precoce tem cura.
De acordo com Sueli Ribeiro, Coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, a maioria dos óbitos podem ser evitados pela identificação precoce do tumor.
“A desinformação e o diagnóstico tardio acabam sendo grandes influenciadores no casos, muitas mulheres deixam de fazer os exames preventivos, então, queremos encorajar quem tem uma amiga que normalmente não vai, a levar ela quando for fazer o exame, para atingirmos mais pessoas”, explicou.
Leia mais textos como esse na Mais Saúde