Complicações das lentes de contato

A médica oftalmologista Eliana F. Pires (CRM: 13614 / RQE: 6128) preparou esse guia sobre as principais complicações das lentes de contato e o que fazer para não ter problema

As principais complicações das lentes de contato de contato podem trazer

Antes de falar em complicações, gostaria de reforçar que as lentes de contato passaram por grande mudanças e avanços. Atualmente são uma alternativa terapêutica de alta qualidade, cujo uso possibilita a melhora da qualidade de vida dos pacientes.

É fato que nos últimos 50 anos a adaptação de lentes de contato se disseminou por todo o mundo. Ela passou a ser uma opção cada vez mais frequente entre todos os públicos.

Mas quando me perguntam sobre as principais complicações, digo que vai desde um simples ressecamento da superfície ocular, até a perda da córnea (que é a principal lente do olho humano) e por consequência cegueira. 

Pois a utilização de lentes de contato, independente do caso, altera a fisiologia ocular. Essas mudanças podem levar ao surgimento de complicações potencialmente graves. 

Reforço ainda, que estes problemas estão presentes nos usuários de lentes sem avaliação, orientação e/ou segmento do médico oftalmologista. Por esse motivo é que só os oftalmologistas podem adaptar lentes de contato.

Dormir com lentes de contato dá problemas?

Com o surgimento de novos materiais para lentes de contato de uso oftalmológico, que permitiam passar mais oxigênio, houve um apelo comercial no sentido de este produto possibilitaria dormir com ele.

Estudos mostraram que quanto melhor for o produto que você utilizar sobre a superfície ocular, melhor para a saúde deles. 

Mas quando dormimos, ocorre um ressecamento da superfície, pois mantemos os olhos fechados e não piscamos. Ou seja, não renovamos o filme lacrimal.

Daí não é só a superfície ocular que precisa da lágrima, mas as lentes também e começam a disputar por esta. Dessa forma, mesmo permitindo a passagem de oxigênio, é recomendável removê-las para dormir.

A maneira correta de fazer a higiene evitandos as complicações das lentes de contato

Como existem hoje vários materiais para confeccionar as lentes, também existem vários produtos para sua higienização. Portanto, o oftalmologista irá receitar uma opção de acordo com o tipo de material da sua lente. 

Nunca utilize água de torneira ou soro fisiológico, pois não foram desenvolvidos para uso nas lentes. Isso interfere no prazo de vida útil das lentes, que está certificado de acordo com os produtos que são específicos para manutenção destas. 

O crucial para evitar complicações das lentes de contato

Não existe segredo, deve-se manter as revisões periódicas com oftalmologista e usar dentro das orientações específicas do produto.

E em ocorrendo qualquer alteração, entrar em contato com o serviço e solicitar avaliação oftalmológica o mais breve possível.

Veja mais: Lentes Intraoculares para correção de presbiopia

Lentes com finalidade por estética

As lentes de contato permitem a correção de quase todos os graus, e representam a alternativa terapêutica preferencial em grande número de casos, tais como:

  • Ceratocone avançado;
  • Tratamento pós transplante de córnea;
  • Pós cirurgia refrativa e de opacidade de córnea;
  • Anisometropia (quando há diferença grande de gruas de um olho para o outro).

Reforço ainda, que os portadores de altos graus (miopia e hipermetropia) costumam ter deformações nas imagens e falta de nitidez, geradas pelas lentes de grande espessura dos óculos.

Essas “aberrações” são praticamente eliminadas com o uso de lentes de contato, além de melhorarem a estética e a autoestima.

Mesmo quando não há necessidade de correção de graus, e o uso seja com finalidade puramente estética, como mudar a cor dos olhos, o grau é só um dos parâmetros da lente.

Temos ainda a curvatura da lente que tem que ser compatível com a curvatura da superfície ocular de cada pessoa, temos o diâmetro e até mesmo o tipo de polímero (material) de confecção das lentes que se faz necessário ajustar, para manter a saúde ocular e evitar as complicações que referimos anteriormente.

Leia mais informações como essa na Mais Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome