Os ácaros domésticos estão presentes diariamente em nossa vida e em uma quantidade bem maior do que o imaginado

 

Os ácaros são animais invertebrados que são invisíveis a olho nu. Eles estão presentes em grande quantidade e em lugares da casa que as pessoas têm muito contato, como o sofá, colchão, almofadas, tapetes e cortinas volumosas. “Os ácaros sobrevivem às custas de restos humanos e restos de alimentos. Onde uma pessoa viver, também existirão ácaros”, afirma o médico alergista Gilberto Saciloto (CRM-PR 5303).

O colchão onde dormimos é um dos principais ambientes para reprodução desses animais, devido à transpiração, células mortas da pele e poeira. Estima-se que existam cerca de 1,5 milhão de ácaros que vivem nos colchões, ambiente ideal para o seu desenvolvimento. Esses micro-organismos podem produzir asma, rinites e conjuntivites no caso de a pessoa apresentar uma predisposição genética. “A alergia, nos predispostos, aumentará sempre e proporcionalmente a exposição aos ácaros”, lembra o Dr. Gilberto. Portanto, é importante manter diariamente o ambiente limpo, exposto a luz solar abundante e retirar a poeira doméstica com panos umedecidos.

Além disso, no caso de não haver uma limpeza frequente na residência, sobretudo no quarto, que é o ambiente com maior concentração de ácaros, é possível que a pessoa apresente alguns sintomas indesejados, tais como espirros, congestão nasal, coceira e irritações de pele. Por isso, é aconselhável que se tome medidas para melhoria no ambiente do quarto, e, mais especificamente, da cama.

 

Cuidados a se tomar para evitar os ácaros, segundo o alergista:  

  • Não exceder objetos armazenados;
  • Utilizar tecidos lisos nos sofás;
  • Usar blackout com persianas;
  • Usar armários para roupas de uso diário (deixe roupas de uso ocasional em outro ambiente);
  • Não fazer do quarto uma sala de televisão, pois o quarto é onde o humano mais permanece nas suas 24 horas;
  • Deixar uma biblioteca ou quarto separado para estudos e sala de brinquedos, distante do quarto de dormir.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome