A postura correta é importante para melhorar a qualidade de vida, evitar dores, lesões e outras patologias
No nosso cotidiano, é comum passarmos horas em frente ao computador ou no celular, e acabamos esquecendo de observar como estamos nos portando nesses momentos, se forçamos nossa coluna e mantemos uma postura incorreta. “A postura está diretamente ligada ao enfraquecimento muscular e perda da manutenção da massa magra (músculos). Por isso, é necessário realizar intervalos entre o trabalho com alongamento, sair da zona de conforto e dar a famosa “esticadinha”, além de praticar atividades físicas com profissional habilitado para fortalecer os músculos, minimizando dores e fadigas, ganhando força e estabilidade no corpo”, recomenda a Fisioterapeuta Thaisa Iohn (CREFITO 270845).
Outra dica da fisioterapeuta é em relação ao uso de sapatos de salto alto. “O salto alto altera a nossa maneira de andar, modificando nossa postura. O calçado ideal deve respeitar o formato dos pés, evitando zonas de compressão. A dica é usar o salto alto em tempo reduzido e alternando com outros tipos de calçados”.
Os músculos responsáveis por uma postura adequada e forte são do Core (transverso do abdômen, reto abdominal, oblíquos e os paravertebrais). Segundo Thaisa, a principal consequência da má postura é a desordem desses músculos, o que pode resultar em patologias como:
- Lordoses;
- Escolioses;
- Cifoses;
- Desequilíbrio de articulações e muscoesquelético;
- Problemas respiratórios;
- Dores musculares.
Além dessas consequências, a má postura pode desencadear dores fortes na coluna vertebral, cerca de 85% da população mundial sofre por alguma patologia na coluna segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A hérnia de disco é uma das principais patologias. “Quando apresentamos uma postura incorreta, realizamos sobrecargas no disco vertebral, manifestando uma compressão no nervo. A região mais cometida com hérnia de disco é na cervical e lombar”, lembra Thaisa.