O leite materno é muito importante, pois além do valor nutricional, contribui para o paladar da criança

O leite materno costuma ser um fator preocupante para as futuras mamães. “Quando o bebê nascer eu terei leite para amamentar?”, “Quanto tempo vou conseguir amamentar?” ou “A partir de quando o leite começa a ser produzido?”. Essas são algumas dúvidas que vamos esclarecer para as mães de primeira viagem e até mesmo para as mais experientes.

A preocupação não é para menos, afinal, o único alimento do seu bebê nos primeiro seis meses será o leite materno. Mas, como ele é produzido?  E se, depois que a criança nasce, a produção não for suficiente? Como estimular?

De acordo com a médica mastologista Juliana Virmond, as glândulas mamárias iniciam suas modificações desde o início da gestação, (por volta da 4ª ou 5ª semanas) preparando-se para a produção do leite, mas é a partir do início do 3º trimestre de gestação, que elas estão preparadas para a produção do leite materno. Por esse motivo, mesmo a mãe de recém-nascidos prematuros são capazes de amamentar.

“Durante a gestação, é comum às mulheres notarem a saída de colostro das mamas, principalmente no último trimestre. Colostro é o nome dado ao ‘leite inicial’, produzido pelas glândulas mamárias, ele é um leite mais ralo, viscoso e amarelado”, explica Juliana. Portanto, a saída de colostro das mamas durante o final da gestação não é prejudicial para a mãe, nem para o bebê.

Para amamentar o seu bebê de forma correta, é necessário tomar alguns cuidados na gestação, como se alimentar adequadamente, levando em consideração todos os grupos alimentares, hidratar-se e manter-se tranquila e confiante.

Para a produção do leite, o ato de sucção é o mais importante estímulo. O preparo das mamas para a amamentação também é muito importante. “Uma das maneiras para esse preparo é expor as mamas ao sol 10 minutos ao dia, mas é importante que seja antes das 10hs ou após as 16hs. Além disso, passar delicadamente uma esponja nos mamilos durante o banho, com a finalidade de dessensibilizar os “bicos do seio”. Nunca adotar nenhuma conduta extrema ou sem a devida orientação médica, pois não é incomum chegar ao consultório pacientes que se prejudicaram ao seguir ‘dicas leigas’”, explica a médica mastologista.

 

Qual é o valor nutricional do colostro para o bebê?

            O leite que sai das mamas durante a gestação é o colostro e tem um valor nutricional adequado para o recém-nascido. “Esse colostro será produzido até o 4º ou 5º dia após o nascimento da criança. Após isso, do 5º ao 15º dias, ocorre o ‘leite de transição’ que começa a ficar com aspecto mais denso e branco e, o ‘leite maduro’ alimentará o bebê do 15º dia em diante”, salienta Juliana.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome