O médico oftalmologista é o responsável por cuidar da visão, através de estudos e diagnósticos de doenças que acometem os olhos
Para saber se a saúde dos seus olhos está em dia, é necessário contar com um oftalmologista. É ele quem realizará consultas, onde o paciente deve ser avaliado como um todo. De acordo com a médica oftalmologista Eliana Pires (CRM 13614), existem várias doenças que podem ter manifestações nos olhos. Por isso, é muito importante optar por um profissional que tenha formação médica com especialidade em oftalmologia. “Ao examinarmos o funcionamento do sistema ocular, verificamos se é necessário indicar o uso de lentes corretoras, tratamentos clínicos ou cirúrgicos para os olhos”.
“São através de exames que avaliamos não só a saúde ocular, mas também a saúde de todo o organismo, e este exame permite a detecção precoce de doenças que se oportunamente tratadas evitam a perda funcional do olho e sequelas nos demais órgãos que podem estar associados”, ressalta Dra. Eliana, sobre a importância do tratamento correto.
A médica oftalmologista atua na área desde 1992. De lá para cá, realizou diversas especializações. Chegou em Guarapuava em 1998 para realizar o Programa do Projeto Catarata (parceria de alguns oftalmologistas e iniciativa privada), juntamente com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e o Ministério da Saúde. “Tínhamos a finalidade de informar a população a respeito da doença e facilitar o acesso ao tratamento. Realizamos cerca de dois mil procedimentos naquele período. Bem, me apaixonei pela cidade e pelo povo acolhedor e acabei criando raízes nesta que hoje chamo de ‘nossa Guarapuava’”, afirma Dra. Eliana.
O Centro Oftalmológico de Guarapuava
Na clínica, é possível encontrar as mais avançadas tecnologias em exames e tratamentos, bem como na Formação Tecnológica Continuada para os profissionais do Centro Oftalmológico, além do corpo clínico. “Acreditamos que hoje, para ser um profissional de destaque, independente da área, é preciso ter muitas habilidades e qualidades, ou seja, para ser um profissional destaque, é necessário muito conhecimento científico, estudo continuado e tecnologia em equipamentos que nos permitam unir habilidades para aplicar a teoria. A equipe tem que exercer seu papel com capacidade de conectar e integrar pessoas”, salienta a profissional.
De acordo com a médica oftalmologista, 2019 foi um ano de bons frutos colhidos, com muitos desafios e investimentos contínuos no trabalho. Já 2020 promete ser um ano de ainda mais trabalho e crescimento. “Eu realmente acredito que o Brasil está vivendo momentos de reparação, manutenção e crescimento. Portanto, acredito sim que 2020 também será um ano muito trabalhado e a meritocracia acontecerá”, ressalta.
O amor pelo que faz
Trabalhando em um ambiente muito tecnológico, a profissional não deixa de lado o foco humanístico. E, entre os diversos procedimentos realizados no campo da oftalmologia, alguns fazem o trabalho da Dra. Eliana ser ainda mais radiante. “Dentro da especialidade, eu fiz duas subespecialidades e sou apaixonada pela oftalmologia como um todo. Do transplante de córnea passando pelas cirurgias de catarata e terminando nos tratamentos de retinopatia. Em todos eu realmente sou muito apaixonada”.
Formação e desenvolvimento profissional
– Curso médico: Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, 1992;
– Residência em Oftalmologia: Hospital Evangélico de Curitiba;
– Especialista em oftalmologia: Conselho Brasileiro de Oftalmologia;
– Com Fellow Ship em segmento anterior: córnea (transplante, crosslinking, laser, lentes de contato); Glaucoma e catarata (facoemulsificação);
– Com Fellow Ship em segmento posterior: retina, vítreo e laser;
– Member of the American Academy of Ophthalmology;
– Member of the Brazilian Association of Cataract and Refractive Surgery;
– Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia;
– Membro da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea;
– Member of the Pan-American Association of Ophthalmology;
Outras áreas
– Pós- Graduação em Docência para o Ensino Superior – Unicentro;
– MBA em Gestão de Saúde – Fae Business School.