O oncologista Alexandre Dias França explica como fazer cada etapa
Observação em frente ao espelho – retire a blusa e o sutiã e fique em frente ao espelho com as mãos na cintura, verifique o tamanho, o formato e o contorno das mamas e observe se há alterações na pele, na aréola ou no mamilo e se há algum inchaço. Repetir o procedimento com os braços soltos ao lado do corpo e após elevar os braços procurando observar alguma alteração.
Palpação em pé no chuveiro – mantendo o tronco ereto, coloque a mão esquerda na nuca e deslize a mão direita pelo seio esquerdo, apalpando-o com a ponta dos dedos com movimentos circulares, desde o mamilo até pele do tórax, sem causar dor (sugere-se iniciar na axila e seguindo em direção ao mamilo, repetindo os movimentos circularmente até completar circunferencialmente toda a mama). Durante a palpação, verifique se há regiões mais densas ou caroços e faça o mesmo nas axilas em toda a sua extensão. Pressione delicadamente o mamilo para verificar se há saída de líquido de origem desconhecida e sua coloração caso exista. Troque a posição dos braços, colocando a mão direita na nuca, e repita o passo a passo desta etapa.
Deitada na cama – coloque um apoio fino embaixo do ombro esquerdo e leve a mão esquerda para trás da cabeça. Com a direita, apalpe o peito esquerdo e faça movimentos circulares com a ponta dos dedos, verificando a presença de anormalidades. Repita o procedimento no lado direito.
No caso de identificar alguma alteração, agendar mais precocemente possível avaliação pelo seu médico.