Dicas eficazes e dados incentivadores para você parar de fumar de vez

 

COMO VENCER A NICOTINA

1. O tabagismo é hoje reconhecido como uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina, e, portanto está inserido na Classificação Internacional de Doenças da OMS (Organização Mundial da Saúde). Então pense o tabagismo como doença. Isso é importante para ter determinação na hora de derrotá-lo.

 

2. Procure um médico para lhe ajudar quando resolver vencer o vício. Cardiologistas, pneumologistas e psiquiatras são os mais indicados. Apenas 3% dos fumantes conseguem parar de fumar por conta própria. Com ajuda, as taxas aumentam para 35%.

 

3. Converse com seu médico sobre como ficará sua saúde após parar de fumar. Às vezes, é necessário controlar a abstinência com repositores de nicotina, como chicletes, pastilhas e adesivos; e dependendo do caso, até com antidepressivos.

 

4. Após conversar com seu médico e receber as informações necessárias, pare de uma vez, sem rodeios. Segundo especialistas, essa é a melhor maneira de parar. Programe algo que goste de fazer para se distrair e relaxar neste dia em que você decidir parar de fumar.

 

5. Pratique atividades físicas com frequência. Elas liberam hormônios cerebrais que provocam estímulos semelhantes aos do cigarro. Outro conselho muito eficaz é beber bastante água para “distrair” a mente.

 

O QUE ACONTECE COM O SEU CORPO QUANDO VOCÊ PARA DE FUMAR

Após 8 horas: O nível de oxigênio no sangue se normaliza.

Após 12 a 24 horas: Os pulmões já começam a funcionar melhor.

Após 2 dias: O olfato percebe melhor os cheiros e o paladar sente mais sabores.

Após 3 semanas: Você nota que a respiração está mais fácil.

Após 1 ano: O risco de morte por infarto já foi reduzido à metade.

Após 5 a 10 anos: O risco de sofrer infarto é igual ao das pessoas que nunca fumaram.

 

Fonte: Márcio Gonçalves de Sousa, coordenador do Comitê de Controle do Tabagismo da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Instituto Nacional de Câncer (Inca).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome