Campanha do Novembro Vermelho chama a atenção para o combate e prevenção do câncer de boca
Azul não é a única cor de novembro. Uma outra campanha muito importante também visa o combate e a conscientização contra um câncer. É o Novembro Vermelho, que destina seus esforços para a luta contra o câncer bucal. O lema deste ano é “não deixe ele te calar”.
Quem acompanha a revista Mais Saúde sabe que quando o tema é essa doença, descobrir e tratar precocemente é a melhor ferramenta para melhorar as condições de prognóstico.
Para o câncer bucal em si, o tempo é um fator tão ou mais importante. A doença, em estágio avançado, quando não leva a óbito, provoca mutilações e deformidades na pessoa.
O câncer de boca representa um problema de saúde pública devido aos diagnósticos tardios e as taxas de morbimortalidade.
Nosso país conta como uma das maiores incidências de câncer de boca no mundo. Por aqui, esse é um dos seis tipos da doença que mais atinge homens. Quando o recorte são as mulheres, ele está entre os oito mais recorrentes. Ao se tratar da região de cabeça e pescoço, ele só perde para o câncer de pele.
Ações locais do Novembro Vermelho
Em Guarapuava, o Novembro Vermelho é uma iniciativa encabeçada pelas dentistas e professoras do curso de Odontologia da Uniguairacá, Ana Paula Prestes Virmond Traiano e Sandra Mara Matnei.
A ideia é que essas ações ajudem a concretizar a meta definida pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, que pretende, por meio da prevenção, ajudar a reduzir a incidência de câncer em cerca de 25% até 2025.
Durante o mês, foi possível acompanhar diversas atividades sobre o tema. O principal objetivo é proporcionar educação em saúde para maior conhecimento sobre o câncer bucal. No cronograma entraram lives e palestras. O conteúdo pode ser acessado no canal do Youtube da Uniguiracá, pelo link youtube.com/UniGuairacá.
Outro objetivo é a oferta de atendimento multidisciplinar à população. As atividades aconteceram em Unidades Básicas de Saúde da cidade.
Além disso, o Dia D da campanha reuniu professores e alunos na praça 9 de dezembro, no centro de Guarapuava. Na oportunidade, ocorrida no sábado dia 20, foram realizadas orientações e avaliações para a população que passou pelo local.
A campanha Novembro Vermelho recebeu o apoio do Serviço de Cirurgia e T. Buco-Maxilo-Facial, do Hospital Erasto Gaertner, da equipe de profissionais do Hospital São Vicente de Guarapuava, CFO, CRO, ABO, ACPAC, Prefeitura Municipal e SESA.
Você sabia? Novembro Vermelho é Lei
A campanha de prevenção ao câncer bucal é lei em nosso estado desde 2019 e faz parte do calendário oficial do Paraná. A legislação é fruto do trabalho da professora Ana Paula Prestes Virmond Traiano.