Se o clareamento dental não for realizado de maneira correta, o procedimento pode gerar danos irreversíveis a saúde dental
Cuidados estéticos se relacionam diretamente a benefícios para a qualidade de vida das pessoas. Isso acontece principalmente em quesitos como autoestima e afirmação própria.
Entretanto, ao mesmo tempo que melhorar o visual pode fazer bem, também tem seu lado negativo. A procura exagerada na hora de realizar procedimentos e a falta de cuidados é um exemplo disso.
Nesse sentido, o sorriso é uma das áreas do corpo mais visadas. Além do alinhamento e outras questões que se refletem, inclusive, na saúde dos dentes, algo ganha destaque. Estamos falando do clareamento.
Quando realizado da maneira correta, é seguro e não traz riscos à saúde, lembra a cirurgiã-dentista Angelina Camargo (CRO PR 23058).
“Se for feito de forma errada, pode trazer consequências”, ressalta.
- Entre os efeitos negativos que podem ser gerados estão:
- Lesões causadas por queimaduras dos tecidos moles;
- Abrasão do esmalte dentário;
- Hipersensibilidade;
- Lesões no tecido pulpar
Alguns desses problemas, inclusive, podem ser irreversíveis, segundo a profissional.
“Por exemplo, se o paciente tiver uma pulpite, a única solução é o tratamento endodôntico, que é conhecido como tratamento de canal”, cita.
Outra parte do dente que pode ser atingida é o esmalte. Nesse caso o possível dano por um tratamento mal executado é irreversível. A dentista explica que não existe tratamento algum que consiga recuperar esse tecido perdido
Veja mais: benefícios da laserterapia na Odontologia
Tratamentos caseiros são perigosos
Em sites e nas redes sociais existem diversas promessas de soluções para deixar os dentes brancos. O principal perigo está nos ingredientes utilizados.
“Essas indicações de internet geralmente incluem substâncias abrasivas que, em um primeiro momento, fazem uma limpeza mais agressiva e dão a impressão de que o dente está mais claro”, esclarece.
No fim, essa “faxina pesada” não clareia o sorriso a longo termo e ainda podem provocar o desgaste no esmalte. Angelina conta que até existem situações em que o paciente precisa realizar algumas ações em casa, porém todo o processo é assistido e instruído pelo dentista.
Cuidados com o clareamento dental
A principal dica é escolher com cuidado onde e com quem irá realizar o processo. É vital que o profissional escolhido seja qualificado.
“Clareamento dental é um procedimento eficaz e muito seguro, mas não é simples. É preciso muito conhecimento para conduzir o tratamento de forma individualizada e segura para cada paciente”, recomenda a cirurgiã-dentista.
Leia mais informações como essa na Mais Saúde