A halitose pode ter diversas origens. Descobrir a causa é o primeiro passo para saber como acabar com o mau hálito.
Algo inconveniente e que atrapalha muito o dia a dia. O hálito ruim pode provocar problemas de autoestima e até mesmo isolamento social. Afinal de contas, essa é uma situação que pode impactar a pessoa e aqueles à sua volta.
Primeiro, é preciso saber que não estamos falando daquele “bafinho” que todos temos ao levantar. Normalmente, é comum que haja um hálito ruim depois de acordar, um processo natural do corpo.
O problema mesmo é quando, em alguns casos, esse incômodo odor acaba persistindo. Nessas situações, é preciso saber a origem dessa situação, principalmente porque pode estar relacionado a várias doenças.
Descobrir a origem do problema é importante para saber como acabar com o mau hálito
Segundo a cirurgiã dentista, Priscila Ryzy (CRO 16849), uma das doenças bucais que causam o mau hálito é a periodontal.
“Ela também pode causar sangramento e retração gengival, perda de estrutura óssea e se não controlada, pode levar a perda dos dentes”, aponta.
A profissional ainda cita outros causadores da halitose como cáries extensas, restos de raízes de dentes e lesões infecciosas.
Paula Penteado (CRO 22388), especialista em ortodontia, ainda acrescenta alguns outros pontos que podem ser causadores do odor ruim:
- Problemas no biofilme dentário;
- Saburra lingual;
- Uso de tabaco;
- Gengivite;
- Má cicatrização tecidual pós cirurgia;
- Próteses mal adaptadas ou mal higienizadas
Além disso, alguns problemas fora da região da boca também podem estar relacionados à halitose. “Doenças respiratórias, como a sinusite, ou então do sistema digestivo, como esofagite, refluxo, e até mesmo a diabetes e problemas renais, podem ser a causa”, comenta.
Veja mais: A causa do mau hálito em crianças
Como saber qual desses é o meu problema?
As duas dentistas concordam que a melhor maneira para identificar a origem e saber como como acabar com o mau hálito é buscar atendimento especializado.
“Na dúvida sempre é melhor procurar um profissional, pois se diagnosticado precocemente as chances de estabilização da doença são maiores , minimizando as sequelas”, orienta Priscila.
“O dentista pode pedir a realização de alguns exames de sangue para investigar se há alguma doença relacionada e recomendar o tratamento adequado”, completa Paula.
Mas, de maneira geral, para evitar a halitose comum é preciso manter a rotina de escovação dentária três vezes por dia e a utilização do fio dental. A alimentação saudável, beber água regularmente e manter uma boa higiene da língua também ajudam a evitar os odores ruins na boca. E é claro, não pode ser deixado de lado o hábito de visitar o dentista a cada seis meses.
Enxaguante bucal ajuda a acabar com o mau hálito?
Se você esta buscando saber como acabar com o mau hálito, os famosos enxaguantes não são a resposta.
Esses produtos podem complementar na higienização, mas jamais substituí-la. Essas substâncias não apresentam perigo nenhum para a saúde bucal, a não ser em caso de lesões e outros problemas. No entanto, não são capazes de remover placa bacteriana.
Dessa forma, acabam somente disfarçando o mau hálito, o que pode piorar o quadro a longo prazo, por não haver um tratamento adequado para o problema.
“O mais indicado é uma boa escovação seguido da utilização correta do fio dental. Em alguns casos indicamos a utilização de enxaguantes bucais. Mas usar somente ele não resolve o problema”, finaliza Priscila.
Leia mais informações como essa na Mais Saúde