Por Valéria Spegel Rickli, personal trainer (019003-G/PR)
Em meio a pandemia, o uso de máscaras tornou-se rotina. O uso das máscaras na prática da atividade física pode ser prejudicial em alguns casos. Porém, tudo vai depender da duração e da intensidade do treino.
Quando respiramos, nós trocamos gases oxigênio e dióxido de carbono do organismo para o meio ambiente. Nós recebemos o oxigênio presente na atmosfera e eliminamos o gás carbônico, que é prejudicial a nossa saúde.
Durante o exercício de alta intensidade, aumenta muito o consumo de oxigênio pelo organismo e a eliminação do gás carbônico. Esse processo é para eliminar parte dos ácidos do organismo.
No caso do uso da máscara, o gás carbônico pode não ser eliminado adequadamente, podendo levar o indivíduo a uma acidose respiratória, fazendo com que a sua performance diminua. Portanto, do ponto de vista fisiológico, o uso de máscara deve ser limitado a exercícios de baixa intensidade.
Se você faz exercícios em academia, o uso da máscara é obrigatória. Mas, outra sugestão para esse período é procurar lugares com poucas pessoas para treinar com maior intensidade. No caso dos praticantes de corrida, ciclismo e outros que podem ser feitos ao ar livre. Evite ficar dando voltas em praças, pois são lugares com maior aglomeração de pessoas. Se você treina pouco tempo, por exemplo 30 minutos por dia, uma ou duas vezes na semana com exercícios leves o uso da máscara não irá prejudicar. Outra opção é treinar em casa! Existem muitos vídeos bons, disponíveis na internet.