A história de que comer chocolate causa acne já é velha. Mas será que é verdadeira? A fisioterapeuta dermatofuncional Ana Flávia Chepluski (Crefito 234660-F) responde
Você já ouviu sua mãe falar “não coma tanto chocolate se não vai te encher de espinhas”?
Eu já escutei diversas vezes esta afirmação e sempre me questionava qual a veracidade disto.
Ao longo dos anos, e com muito estudo, fui percebendo que não era de toda verdade.
Será que o chocolate causa acne?
O chocolate em si não causa acne, mas sim os ingredientes que o compõem.
A acne afeta 80% dos jovens entre 15 e 25 anos, isso se deve ao alto índice glicêmico do sangue, causado pelas taxas elevadas de açúcar presentes em chocolates ao leite e branco por exemplo.
Isso estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas o que acaba ocasionando o aparecimento de acnes e espinhas.
Essa consequência não é causada apenas pelo chocolate. Ao consumir doces, alimentos gordurosos e derivados de leite a oleosidade da pele aumenta, agravando o quadro.
Chocolate pode até fazer bem
Apesar do chocolate possuir os três itens citados acima, ele também possui benefícios.
Os riscos estão nas variações mais gordurosas e no consumo excessivo do mesmo, porém se escolhermos opções como o meio amargo e o amargo e também com porcentagens mais altas de cacau, podemos nos deliciar com esse doce tão agradável ao paladar e ainda aproveitar a energia que nos proporciona, além de melhorar a circulação sanguínea e dar a sensação de bem-estar.
Mas atenção, mesmo que o consumo de chocolate seja controlado, se não houver cuidados diários com a pele e com a alimentação, a oleosidade vai aparecer de qualquer forma.
Então, chocolate causa acne? Mito.
Os grandes vilões são na verdade o excesso de açúcar e gordura. O cacau não influencia nessa questão. O mais indicado é diminuir o consumo de açúcares, derivados de leite e alimentos gordurosos no dia-a-dia.
Leia mais textos como esse na Mais Saúde