Boatos em redes sociais e em conversas informais ligam o consumo de água da torneira de Guarapuava com casos da doença
Recentemente tem circulado na cidade rumores de que um surto de virose estaria ocorrendo. Além disso, o comentário popular é de que a origem dos problemas seria o consumo de água da torneira.
Apesar de existirem contaminações pelo consumo de água, isso só se dá quando não há tratamento do que é ingerido e não há condições básicas de saneamento.
O que não é o caso no município. Entramos em contato com a Sanepar, empresa responsável pelo abastecimento de água no município buscando esclarecer a situação.
A água da torneira de Guarapuava está comprometida?
A resposta é não.
Em nota a empresa desmentiu as informações de que a água da torneira de Guarapuava estaria causando viroses.
“A Sanepar esclarece que não procedem os boatos que circulam nas redes sociais em Guarapuava envolvendo o nome da Companhia”, cita o comunicado.
Além disso, o texto relata que os órgãos do poder público foram consultados para verificar se haviam notificações de irregularidades.
“Em contato com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Jonilson Pires e a diretora da Vigilância Sanitária de Guarapuava, Chayane Andrade, constataram não haver qualquer reclamação junto aos órgãos de saúde a respeito de contaminação da água ou notificação de casos de diarreia relacionados à qualidade da água”.
“Toda a água distribuída nos municípios atendidos por ela segue o padrão de potabilidade determinado pelo Ministério da Saúde. A Sanepar faz por ano cerca de 7,5 milhões de análises laboratoriais da água”, completa a empresa.
Sobre as caixas d’água
De acordo com um texto no site da empresa, a Sanepar garante a qualidade da água até o ponto de entrega. Porém, para que ela continue sendo garantida, é preciso atenção com a caixa d’água, fazendo sua correta instalação, manutenção e limpeza.
Para isso, é preciso primeiro verificar as condições de higiene e vedação. Isso previne a entrada de insetos e outros corpos estranhos.
Outro ponto, é que a empresa recomenda que a limpeza das caixas d’água dos imóveis ocorra a cada seis meses. Dessa forma, afasta-se o risco de doenças, como verminoses e infecções.
Mais detalhes sobre como proceder com a limpeza podem ser obtidas no site da sanepar.
Tire suas dúvidas sobre a água
Em caso de dúvidas sobre os serviços da Sanepar, os clientes devem entrar em contato diretamente com a Companhia. O telefone é 0800 200 0115. Outra opção é o site www.sanepar.com.br ou por meio do aplicativo Sanepar Mobile.
Leia mais textos como esse na Mais Saúde