Confira cuidados essenciais para a situação

Se você não castrou a sua cachorrinha, corre sim o risco de que ela fique grávida. De acordo com a médica veterinária Fernanda Ferro Triaca (CRMV 19805 PR), a castração não só previne a gravidez como também infecções uterinas. “Estudos mostram que cadelas castradas possui um índice menor de tumores mamários, aproveitando que estamos no Outubro Rosa, 90% das cadelas com tumor de mama que são atendidas aqui na clínica Vetvitta não são castradas”, conta Fernanda. 

Mas aconteceu, a sua cadela não é castrada e em algum momento acabou engravidando, o que fazer? Nós trouxemos, junto com a Dra Fernanda, alguns cuidados essenciais que uma cadelinha gestante deve ter. 

Assim como os humanos, a cachorrinha grávida precisa ter um acompanhamento veterinário tanto para zelar com a saúde dela e dos filhotes. “Acompanhamento veterinário e ultrassom gestacional são de grande importância para monitorar a saúde da mãe e dos filhotes. Deve manter a atividade física, porém deve ser moderada, passeios curtos e brincadeiras leves. E também sempre proporcionar um ambiente tranquilo para a fêmea, principalmente perto do período de nascimento dos filhotes, orienta Fernanda.

 

Alimentação antes de depois do parto 

“Cadelas gestantes necessitam de alguns cuidados especiais como alimentação balanceada rica em nutrientes especialmente no último trimestre de gestação, podendo ser trocada a ração da cadela para uma ração específica de filhotes”, explica a médica veterinária. “A porção deve ser menor de alimento, porém em mais vezes ao dia. Água fresca e sempre disponível”. 

Depois de dar à luz, é muito importante cuidar da alimentação da mãe, fornecendo uma dieta de alta qualidade e nutritiva, como diz Fernanda. Também é necessário o acesso à água fresca, porque ela está produzindo leite. Vale lembrar que o ambiente precisa ser sempre calmo e confortável. Em relação aos filhotes, monitorar se a mãe está amamentando e se eles estão conseguindo urinar e defecar. E cuidar da temperatura corpórea. 

 

Como saber quando a minha cachorrinha vai ter filhotes?

O momento do parto é uma preocupação aos tutores, mas Fernanda explica que elas dão alguns sinais de que o momento está próximo. “Pode aumentar a temperatura corpórea, ela inicia o processo de ‘ninho’, em que a cadela procura um local para dar à luz (cava buracos ou procura um local calmo). Muitas vezes perde o apetite e fica inquieta. Presença de secreção vaginal e produção de leite”, finaliza.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome