Ainda que em meio à crise de Covid-19 é importante que o calendário vacinal seja respeitado
Mesmo estando diante desse cenário, a população, principalmente as crianças não devem deixar de se imunizar e manter a vacinação de rotina em dia. Essa é a recomendação das principais instituições mundiais de saúde. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o não comparecimento de crianças aos postos e clínicas de vacinação para atualização da caderneta de vacinação, pode impactar nas coberturas vacinais e colocar a saúde de todos em risco. Entrevistamos o médico alergista e imunologista clínico Gilberto Saciloto (CRM 5303/RQE 12539) para falar um pouco mais sobre a importância de manter o calendário de vacinas em dia.
Mais Saúde: por que as vacinas são tão importantes, especialmente para as crianças?
Saciloto: uma criança ao nascer tem, exclusivamente a memória imunológica da mãe, que lhe foi transmitida através da placenta. Estes anticorpos duram até um ano. Portanto, a nova vida imunológica da criança se dará a partir do instante em que ela respira, entrando em contanto com todo tipo de vírus ou bactérias ao seu redor, impulsionando a produção de anticorpos específicos, só que não de forma completa ou em qualidade. É aí que entram as vacinas. Para que possamos suprir estas falhas as vacinas que são obtidas, principalmente de vírus, de forma atenuada, produzem estímulos no sistema imunológico, sem causar doenças. A imunidade global adulta atinge seus níveis a partir dos seis anos, às vezes somente na adolescência.
Mais Saúde: com a pandemia, os pais têm relaxado?
Saciloto: é muita informação ao mesmo tempo, sobre saúde, pais extremamente preocupados com educação escolar, além de que todos tem medo de levar seus filhos a aglomerações. Por estas razões creio que houve diminuição das vacinas sim. O sistema público por vigilância deve ir atrás e verificar por quais motivos os pais deixaram de levar os filhos até uma UBS para serem vacinados.
Mais Saúde: quais são as vacinas imprescindíveis para o crescimento saudável de uma criança?
Saciloto: todas. Já presenciei várias epidemias. Cólera, Sarampo, poliomielite, meningite, febre amarela, gripe e agora Covid-19. Todas foram controladas com as vacinas. De tempos em tempos surgem boatos pelos antivacinistas e considero isso uma barbaridade. Cerca de dois a três milhões de pessoas são salvas todos anos por vacinas. Então, não há exceção. Se você quer ver seu filho saudável vacine-o sempre.
Mais Saúde: quais são os riscos de não levar a vacinação em dia?
Saciloto: posso te dar um exemplo: as sequelas de poliomielite são irreversíveis, o sarampo torna-se mortal, bem como a meningite. Além da difteria, tétano, coqueluche e muitas outras. Vejam quantas doenças podemos evitar com um simples ato de manter uma carteira de vacina de um filho em dia. Esse é um ato de amor, além de ser um ato cívico.