Por se tratar de um grupo com maior incidência de gripes e resfriados, a saúde nasal de bebês e crianças merece atenção. Higiene é importante para evitar problemas
Um estudo realizado no Brasil demonstrou que o país se encontra no grupo com as maiores taxas mundiais de asma e rinite.
Na Primavera, algumas alergias apresentam sintomas com mais frequência e um dos fatores é a polinização, processo característico da estação do ano em que as flores produzem o pólen, responsável pela produção da planta.
Como o grão de pólen é pequeno e leve, ele também é carregado pelo vento para a fecundação aleatória e em contato com as mucosas desencadeia uma reação inflamatória, como:
- espirros;
- coceira do nariz, olhos e garganta;
- congestão nasal
Bebês e crianças de até cinco anos podem apresentar mais de 11 episódios de gripes e resfriados por ano, praticamente um episódio por mês. A frequência dessas infecções respiratórias pode tornar a necessidade de limpeza do nariz e remoção da secreção ainda mais necessária no dia a dia delas.
Porém, a pele dos bebês é mais delicada e sensível e a utilização de métodos alternativos ou inadequados, como lenço de papel, toalhas, fraldas, pode lesionar a pele e aumentar o risco de infecções secundárias.
Por isso, a higiene adequada da parte externa do nariz também é muito importante. Dados apontam que as crianças colocam o dedo no nariz pelo menos seis vezes por hora, esse atrito gerado pode causar irritações na pele e aumentar as chances de infecções por vírus e bactérias.
Pais são importantes para a saúde nasal dos pequenos
Maura Neves é médica otorrinolaringologista e doutora em Ciências da Saúde pelo Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ela explica porque os tutores da criança devem desprender cuidados com a saúde nasal.
“Bebês e crianças pequenas não sabem assoar o nariz direito, com isso o muco fica escorrendo, fazendo com que ele se irrite e limpe inadequadamente, colocando o dedo no nariz, isso pode causar irritações e infecções secundárias na pele como impetigo (infecção bacteriana contagiosa)”.
Como cuidar da saúde nasal das crianças?
“É recomendado que a higiene externa do nariz seja feita com produtos que tenham ativos naturais, pois, além de remover as secreções, protegem, hidratam e cuidam da pele delicada de bebês e crianças”, complementa a especialista.
Alguns pontos podem ajudar:
- lenços descartáveis
- lavar as mãos frequentemente com água e sabão,
- evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos não lavadas,
- não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos ou garrafas);
Essas dicas, inclusive, são importantes para diminuir as chances de contaminação por covid-19.
“Não há fórmula mágica, nem processo milagroso. Há o cuidado e atenção no dia a dia. No momento em que vivemos, evitar colocar o dedo no nariz e cuidar da forma adequada da parte interna e externa do nariz são hábitos que devem ser mantidos”, pontua a médica.
Com informações do Família Respira.