A alimentação é das chaves para combater a obesidade infantil. Alimentação é uma das chaves para combater a obesidade infantil. Veja as dicas para os pais ajudarem seus filhos a melhorarem a dieta e saúde
Um plano nutricional pode variar de caso para caso, mas alguns pontos podem ser mudados para melhorar a maneira como as crianças se relacionam com a alimentação.
A especialista em nutrição clínica Jéssica Antunes Vitiato (CRN8 11667), preparou essa série de dicas para os pais, ensinando como eles podem melhorar a rotina alimentar de seus filhos.
Esse material é parte do especial sobre o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, que é hoje, 03 de junho.
Veja também as outras duas matérias: Conscientização sobre Obesidade Infantil e Combate a Obesidade Infantil.
13 dicas para os pais
1. Procure seguir e proporcionar ao seu filho uma alimentação balanceada:
A dieta deve ser rica em frutas e hortaliças. Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras que auxiliam na manutenção da saúde e no bom funcionamento do intestino.
2. Lembre seu pequeno de beber bastante água ao longo do dia:
Muitas vezes nosso corpo confunde os sinais de sede com fome. Portanto, em vez de beliscar alguma guloseima, tente beber água para aumentar a saciedade e manter-se hidratado.
3. Não esqueça de fazer seu filho mastigar direito:
Durante as refeições, evite comer rapidamente e que seus filhos comam assim também. A mastigação correta é importante para facilitar todo o processo de digestão dos alimentos. O ideal é mastigar até 30 vezes o alimento antes de engolir. Procure respeitar os horários das refeições e não beliscar guloseimas entre um intervalo e outro.
4. Além dos exercícios físicos realizados na escola, o ideal é fazê-lo praticar outras atividades físicas:
Isso irá auxiliando na perda de peso, reduzindo as chances do aparecimento de doenças.
5. Capriche nos pratos:
Prepare as refeições de maneira que possam ser saborosas por toda a família, para que a criança não se sinta excluída.
6. Cadeado no armário:
De todas as dicas para os pais, essa é uma das mais cruciais. Controle o ambiente doméstico a fim de que alimentos muito calóricos não estejam acessíveis.
7. Diminua as porcarias:
Evite o consumo de frituras, carnes gordurosas e alimentos industrializados, pois possuem excesso de açúcar, sódio e gordura ruim à saúde, componentes que podem acarretar danos à saúde como aumento do colesterol, diabetes, hipertensão e doenças renais e cardiovasculares.
8. Programe suas idas ao supermercado:
Faça uma lista considerando o que irá consumir durante a semana ou mês para facilitar as compras. Evite sair de casa com fome, já que quando isso acontece compramos mais alimentos e acabamos fazendo escolhas mais calóricas.
9. Aproveite melhor os ingredientes:
Durante o preparo dos alimentos algumas vitaminas e minerais são perdidos naturalmente. Aproveitar a água do cozimento de legumes e verduras para a preparação de sopas ou no cozimento do arroz é ima estratégia para garantir que seu corpo receba todos os nutrientes.
10. Cuidado com a gordura:
No momento do preparo dos alimentos procure sempre utilizar o mínimo de óleos e gorduras.
11. Limite a quantidade de sal dos alimentos:
O consumo excessivo deste nutriente interfere no funcionamento do sistema circulatório e renal, o que pode elevar a pressão arterial e contribuir com a retenção de líquidos no corpo.
12. limpe as proteínas:
Antes de cozinhar carnes, retire a gordura aparente (também a pele do frango), pois elas têm muitas calorias e não fazem bem a nossa saúde.
13. Procure preparar e consumir alimentos integrais:
Prefira arroz, macarrão e o pão integral, pois são alimentos que possuem mais fibras e nutrientes, sendo assim mais saudáveis e garantem saciedade por maior tempo.
[…] Além de controlar o peso e combater a obesidade, as atividades físicas na infância podem trazer outros pontos positivos: […]