Posturas autoritárias, que não dão margem ao diálogo podem agravar ainda mais o relacionamento entre pais e filhos

De uma hora para a outra o seu pequeno não cumpre mais regras nem combinados? É sempre do contra, tem mania de reclamar e coloca defeitos em tudo? Briga o tempo todo com o irmão, tem argumentos na ponta da língua e sempre se sente injustiçado? Só quer saber de celular e computador? Esses são alguns sinais de que o seu filho já não é mais aquela criancinha que costumava ser. Ele está deixando a infância para trás, para entrar na pré-adolescência. Para saber quais métodos os pais devem tomar, entrevistamos a psicóloga Liridiane de Melo Fabricio (CRP 08/22774). Confira:

Mais Saúde: quais são os primeiros sintomas que o filho está entrando na adolescência?

Liridiane: muitos pais acham que o início da adolescência é marcado pelo desenvolvimento biológico da criança, o surgimento dos seios na menina, a menarca (primeira menstruação) e para os meninos o surgimento de pelos, a primeira ejaculação ou a mudança na voz. Mas, nem sempre a adolescência inicia-se junto com a puberdade, ela é caracterizada como uma fase de transição entre a criança e o adulto onde ocorre o desenvolvimento biopsicossocial, ou seja, a criança passará por mudanças biológicas, psicológicas, sociais e cognitivas. Segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é considerado adolescente jovens entre 12 e 18 anos. Já a OMS (Organização Mundial da Saúde) define a adolescência como sendo o período entre 10 e 19 anos, todavia o fator cultural influencia diretamente na maneira que olhamos para essa fase. Sobre o aspecto psicológico um dos primeiros comportamentos que os pais podem notar é o afastamento familiar, um maior envolvimento com grupos de amigos e comportamentos de rebeldia.

Mais Saúde: como deve ser a comunicação verbal e não verbal entre pais e filhos?

Liridiane: os pais devem conversar de forma aberta e clara com os filhos sobre todas as mudanças fisiológicas que eles estão passando e vão passar. Por exemplo, a menina precisa saber o que fazer quando vier sua primeira menstruação e o que isso representa. Assim como temas sobre sexualidade, prevenções, doenças sexualmente transmissíveis, escolha profissional, sentimentos e outros. Além disso, os pais precisam ouvir e acolher as dúvidas e medos que os filhos tem. A adolescência é uma fase de muitas dúvidas, descobertas e impulsividade, por isso, é importante que os pais estipulem regras e apontem direções, mas sem deixar de demonstrar afeto. Os pais precisam apontar o caminho, mas deixar que os filhos aprendam a andar sozinho, pois é assim que eles irão se desenvolver. Os adolescentes precisam encontrar nos pais um ponto de referência e segurança.

Mais Saúde: quais atitudes afastam ainda mais o adolescente?

Liridiane: posturas muito autoritárias que não abrem margens para diálogos, lares desestruturados, hierárquicos e com padrões morais e sexuais rígidos tendem a gerar conflitos entre pais e filhos.

Mais Saúde: quais são as suas dicas para a relação pai e filho se manter bem nessa fase?

Liridiane: o ambiente familiar deve ser pautado no respeito, afetividade, proteção e diálogo. Os pais precisam estar sintonizados com o mundo dos filhos e dentro de alguns limites permitir que os filhos vivenciem experiências novas, pois eles estão crescendo e precisam disso para se desenvolver e criar sua identidade. Outro ponto importante é com relação a confiança que os pais tem nos filhos, certificar-se com quem o filho está e o que está fazendo é importante, porém, isso é diferente de vigiá-lo. Além disso, os pais precisam dar exemplo, pois os filhos aprendem muito mais observando as atitude dos responsáveis que do escutando conselhos. Os pais podem sim ser firmes, porém cuidando para não perder o respeito e virar uma guerra de braço. Em situações aonde a família ou o próprio jovem não consiga lidar com todas as mudanças que a fase trás, a psicoterapia pode ajudar muito a melhor a comunicação entre a família, bem como formas de passar pela adolescência de uma maneira mais tranquila.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome