Alguns hábitos podem ser estimulados pelos pais para contribuir com o desenvolvimento das crianças
Aprendizagem relaciona-se a tudo que o sujeito adquire, sejam conhecimentos, comportamentos e valores. Ela acontece desde os primeiros dias do bebê, que observa o meio e aprende com ele. “Na primeira infância, a criança explora o mundo que a cerca e com isso, tem suas experiências que vão servir para a vida toda”, comenta a pedagoga Gislaine Pereira Kuczanski.
Neste sentido, a escola tem um papel fundamental na consolidação desses conhecimentos, mas ela não é o único lugar onde a aprendizagem acontece. “Para que a aprendizagem aconteça de forma prazerosa para a criança, faz-se necessário que a escola e a família caminhem juntos, assim a família pode ser uma impulsionadora do ensino”, orienta a pedagoga.
Desde pequenas, as crianças podem receber estímulos em casa, porém, vale ressaltar que os pais devem ficar atentos aos excessos, para que não pulem etapas fundamentais do desenvolvimento da criança, apressando a alfabetização e esquecendo que o fundamental neste período é brincar.
Desta maneira, a estimulação em casa deve acontecer de forma lúdica, por meio da brincadeira em família, que tornam o ambiente favorável para novas aprendizagens, pois brincando também se aprende.
Aqui vão algumas dicas práticas para aproveitar os momentos em família:
- Comece com a leitura de livros, estabelecendo uma rotina para que isso aconteça sempre;
- Procure cantar com a criança, pois essa é uma das primeiras linguagens que ela utiliza;
- Realize receitas em casa, colocando a criança para ajudar;
- Peça a ajuda da criança para criar listas de supermercado, estimulando o interesse da criança pelas letras;
- Brinque de faz-de-conta com a criança, essas brincadeiras envolvem a imaginação e a criatividade.