A atriz, estrela do seriado Friends como a personagem Monica, assume se sentir deformada por ter abusado do preenchimento facial para parecer mais jovem
Amadurecer também é bonito. É isso que passou a pensar a atriz e produtora norte-americana, Courteney Cox.
Recentemente, em uma entrevista ao tablóide inglês Sunday Times, ela confessou se arrepender de ter exagerado em procedimentos estéticos para tentar “combater” o envelhecimento.
Ela, que eternizou Monica Geller em Friends, se tornando um dos rostos mais conhecidos da televisão mundial entre os anos 1990 e 2000, dizia não se reconhecer mais.
A culpa seria do preenchimento facial. O excesso dessa intervenção passou a lhe fazer se sentir estranha com a própria aparência.
“Houve uma época em que dizia ‘Oh, eu estou mudando. Estou parecendo mais velha’. E eu tentei perseguir essa juventude por anos”, confessou ela na oportunidade.
A verdade é que procedimentos estéticos mais invasivos demandam bastante reflexão, já que algumas vezes não é possível reverter os resultados.
Ao mesmo tempo que envelhecer é um processo natural, realizar cirurgias ou fazer tratamento não são problemas. Trabalhar sua imagem em busca de um aumento na autoestima é natural e muitas vezes saudável. A chave para tudo isso parece ser o equilíbrio.
Veja Mais: Declare guerra às rugas
Para entender todo esse cenário, conversamos com a médica Dra. Fernanda Nichelle (CREMERS: 36168 / CREMESP: 154072). Ela é pós-graduada em Estética Avançada e membro da International Society of Dermatology e European Academy of Dermatology and Venereology e fala com a Mais Saúde sobre esse tema.
Mais Saúde: Courteney Cox assumiu recentemente se arrepender de ter feito tanto preenchimento facial para esconder a idade. Segundo ela, se sente “deformada”. Por que você acha que isso pode ter acontecido?
Fernanda Nichelle: Possivelmente, isso é resultado de um conjunto de fatores. Muitos pacientes buscam intervenções estéticas para tentar suplantar problemas emocionais ou psicológicos, e certamente nunca terão resultados satisfatórios, visto que são problemas “incompatíveis”. Outro fator relevante seria a indicação e técnica aplicadas pelo profissional que executou o procedimento na devida situação, isto também compromete o cenário como um todo.
Mais Saúde: É comum as pessoas terem essa sensação?
Fernanda Nichelle: Sim, infelizmente é cada vez mais comum. Com o aumento da procura por procedimentos estéticos e a indicação errada por profissionais não habilitados, vários pacientes têm relatado essa insatisfação.
Mais Saúde: Procedimentos e cirurgias, como o preenchimento facial, por exemplo, são reversíveis em caso de arrependimento?
Fernanda Nichelle: Nem sempre. Eu diria que completamente reversíveis quase nunca são, visto que ficam sequelas até mesmo emocionais nos pacientes.
Mais Saúde: Que dica você daria para evitar casos parecidos com o de Courteney? É possível ter um equilíbrio?
Fernanda Nichelle: Creio que o principal seja eleger um médico de sua confiança para realizar o procedimento. Um profissional devidamente capacitado e habilitado e que tenha um senso estético parecido com o que você almeja.
Penso que a confiança é a base dessa relação, pois se o médico disser que não indica a realização do procedimento, o paciente deverá repensar o seu desejo, que pode ser momentâneo e movido por outros motivos que não a indicação estética correta e assertiva.
Leia mais informações como essa na Mais Saúde