A alopecia chamou a atenção pela piada feita por Chris Rock com a atriz Jada Pinkett Smith. Entenda o que é essa doença e qual o tratamento
Uma cena rápida, mas que com certeza já é um dos assuntos mais falados de 2022. Em menos de um minuto, o ator Will Smith deixa seu lugar na premiação do Oscar e se dirige até o comediante Chris Rock, acertando-o com um tapa.
Um dos pivôs do atrito entre os astros e motivo que fez a estrela de filmes como King Richard (que rendeu a Smith o prêmio de melhor ator), Bad Boys e A procura da felicidade foi a piada envolvendo o visual de sua esposa.
Jada Pinkett Smith é uma atriz, dubladora, cantora e empresária americana. Há pelo menos quatro anos ela adota o visual de cabeça raspada. Isso, no entanto, não é uma opção estética.
Acontece que Jada sofre de alopecia, que acaba provocando a queda do seu cabelo.
Alopecia
Independente de qual lado da briga está certo, o fato chamou a atenção do mundo para esse problema relacionado à saúde da pele. A dermatologista Renata F. Carrara Tavares (CRM 19692 RQE 1315), explica que o termo alopecia é genérico e significa perda de pelos.
No caso em questão, a atriz possui alopecia areata.
“É uma doença auto imune, ou seja, o seu organismo produz anticorpos que acabam agindo de modo prejudicial inflamando e agredindo o folículo piloso”, conta a médica.
“O termo areata é porque esta perda é em formato arredondado”, completa.
Esse problema pode ser localizado, ou até mesmo generalizado universalmente. Dessa forma, é possível que afete qualquer área com pelos, alguns locais são:
- Couro cabeludo;
- Barba;
- Sobrancelhas;
- Cílios;
Relação da alopecia com outras doenças
Uma característica da alopecia é que ela pode ser secundária a outras inflamações ou infecções.
“Alguns exemplos são a infecção de garganta, dentárias ou ainda sinusites. Todas elas em algum momento podem iniciar uma alopecia. Outra causa é o estresse psicológico intenso, sendo que nestes casos tende a melhorar e aparecer novamente” comenta a dermatologista.
Renata explica ainda que essa doença é bem diferente de outras causas de perda capilar como eflúvio, ou então da alopecia androgenética, que é a calvície masculina ou feminina.
“É necessário diferenciá-la também das alopecias inflamatórias, como a que ocorre no lúpus”, complementa.
Veja Mais: Flacidez de pele tem tratamento?
Quais os tratamentos para a alopecia?
Para a médica, o mais importante é fazer o diagnóstico correto do tipo de alopecia, já que isso impactará o que deve ser feito. Outro fator determinante é investigar as possíveis causas. Só assim é possível iniciar o tratamento adequado.
No caso do diagnóstico da areata, o dermatologista pode prescrever anti-inflamatórios tópicos e substâncias que fortalecem os fios.
Mais um caminho para combater essa perda de pelos é o tratamento com imunossupressores orais e até a realização de infiltração intralesional.
“Em muitos casos, além do tratamento dermatológico, o acompanhamento psicológico se torna essencial”, finaliza Renata.
Veja mais: Dicas para manter seus cabelos sempre bonitos e saudáveis
Outros famosos também sofrem de alopecia
A doença é bastante comum e Jada Pinkett Smith não está sozinha na lista de celebridades que já enfrentaram esse problema.
O também ator, Nicholas Cage é um exemplo.
Além dele, a cantora Ariana Grande e a top-model Naomi Campbell têm esse problema.
O Príncipe William, futuro rei da Inglaterra, sofre de alopecia androgenética.
Aqui no Brasil, uma das pessoas que já falou sobre isso foi a cantora e influenciadora Juliette, campeã do BBB 21. Seu colega de programa, o ator Lucas Penteado, também enfrenta a alopecia areata.
A sertaneja Maraísa, que faz dupla com sua irmã Maiara, revelou em 2021, que havia parado de usar apliques longos no cabelo para não piorar sua alopecia, que por sua vez é androgenética.
Leia mais informações como essa na Mais Saúde