Trocamos uma ideia com a Biomédica Esteta Luana Guedes (CRBM-6: 3863), que compartilhou o que é a criolipólise e como funciona esse procedimento
O que é a criolipólise?
A criolipólise atua na redução de gordura e estímulo de colágeno através do congelamento controlado do local de aplicação.
Como a criolipólise age no corpo?
Com o congelamento controlado das células de gordura, ela causa um processo inflamatório no adipócito. Isso leva a apoptose, que é a morte desta célula e eliminação dessa gordura do organismo.
O que é a criolipólise de placas e como ela difere dos outros métodos?
Existem hoje no mercado diversas marcas e equipamentos diferentes, como:
- Criolipólise de placas e sucção
- de sucção
- a vácuo
- de placas, que é somente uma placa que faz o congelamento.
Temos ainda aparelhos que chegam a -5ºC e outros até -15ºC. Todas são eficazes e apresentam bons resultados, depende exclusivamente da forma que o profissional aplica.
Quais são as diferenças entre a criolipólise e a lipoaspiração?
A criolipólise é um procedimento não invasivo, que pode eliminar até 25% da gordura localizada, apresentando riscos mínimos, com ótimos resultados em pouco tempo de tratamento. Já a lipoaspiração consiste em um procedimento cirúrgico, com riscos mais altos, em que é feita a sucção ou aspiração da gordura através de uma cânula e um aspirador. Exige cuidados maiores no pós procedimento e é feito somente por médicos.
Sabemos que a criolipólise não elimina todas as gorduras ainda, porque isso acontece?
Por ser um procedimento não invasivo, não é possível atingir toda a gordura corporal em apenas uma sessão. Existem pacientes que têm camadas de gordura mais espessas, o que torna impossível o congelamento de toda a gordura para eliminação. Mas seguindo as orientações passadas pelo profissional, fazendo o retorno do pós procedimento e acompanhamento, tem chances de eliminar grande parte dessa gordura.
Quais são as regiões do corpo que ainda não é possível fazer o procedimento?
Com o avanço dos equipamentos de criolipólise, atualmente é possível tratar praticamente todo o corpo, como:
- papada;
- braços;
- costas;
- abdômen;
- flancos;
- pernas.
Além disso, existem estudos em andamento para aplicação de criolipólise até no rosto para tratamento de outras disfunções estéticas.
Existem riscos em fazer criolipólise?
Os riscos são mínimos. Podem ocorrer queimadura por congelamento em caso de erro profissional, mas é raro acontecer tomando todos os cuidados necessários e com a atenção do profissional na hora do procedimento. O paciente é orientado sobre todos os cuidados que deve ter antes e pós procedimento para que seja evitado qualquer contratempo.
O que deve ser feito no caso da hiperplasia paradoxal?
A hiperplasia paradoxal é um efeito tardio raro pós criolipólise. Mas caso ocorra é recomendado a avaliação de um cirurgião plástico para propor um tratamento com lipoaspiração para retirada dessa gordura paradoxal.
Leia mais textos como esse na Mais Saúde