Tecnologia e diversão no recondicionamento físico.
Imagine você estar fazendo os movimentos de um jogo de tênis ou basquete e a televisão captar os seus gestos, participar de um empolgante pega de carro e guiá-lo com as manobras de seu corpo, dançar e assistir a sua própria repercussão. Essa maior interação com os jogos e sensação de comandar os games são possíveis com os aparelhos Nitendo Wii e Xbox 360. O acessório Kinect que capta os movimentos dos jogadores e os transfere para dentro dos games, sem precisar do joystick (controle), chegou ao Brasil em 2010. Mas, além de proporcionar diversão, é possível usar os games como técnica de reabilitação fisioterápica.
A wiireabilitação, como é chamada, é uma técnica inovadora que utiliza o Nitendo Wii ou Xbox 360 em seu tratamento. “A Wiireabilitação é aplicada como recurso terapêutico para a reabilitação de pacientes. Artigos trazem essa técnica como um grande avanço da fisioterapia para a reabilitação de pacientes com várias patologias crônicas e agudas. Hoje, este método está presente em vários hospitais incorporado aos recursos de reabilitação dos principais centros médicos da Europa e EUA, como também ViTa em Curitiba-PR, nas APAE’s, como recursos terapêuticos para crianças com problemas neurológicos e motor, clínicas, casa de idosos, entre outros”, afirma o fisioterapeuta, Sandro Lustosa de Camargo. Por isso, conforme o fisioterapeuta, mais do que entretenimento e diversão, a realidade virtual se transforma em uma forma de reabilitação de pacientes.
Pacientes com Acidente Vascular Encefálico (AVE), mal de Alzheimer, paralisia cerebral (PC), pacientes desportivos na fase de reabilitação e em academias, são alguns exemplos de casos que o fisioterapeuta pode aplicar a wiireabilitação. “A técnica também pode beneficiar os pacientes hospitalizados, nos leitos de UTI ou em alas de tratamento, como durante hemodiálise, quimioterapia, pois com o recurso visual do videogame que propõe estímulos aumentando a sua auto-estima, a técnica diminui o descondicionamento físico desses pacientes e previne a síndrome do imobilismo que acabam aderindo durante o processo de internação”, afirma o fisioterapeuta Pierry Guimarães Ferrari.
As seções, segundo Camargo, podem ser avaliadas e aplicadas de várias formas para cada paciente. “Utilizamos os recursos de dois videogames ou mais, neste caso o Nintendo WII e XBox 360. Para o Nintendo Wii, a técnica traz vários recursos, entre eles a ação de realizar o movimento ou no caso da plataforma realizar o objetivo do jogo, como, por exemplo, o bambolê (você realiza o movimento com a intenção de não deixá-lo cair). No Xbox 360, não se utiliza de recurso para segurar (não tem controle remoto), é uma câmera com sensor do próprio game que grava sua imagem e projeta-a na tela, onde os movimentos são comandados pelo próprio paciente. O jogo é escolhido conforme a necessidade do paciente em exercitar determinada parte do corpo, seja ela em tronco, membros superiores (MMSS) ou membros inferiores (MMII)”, explica o fisioterapeuta.
Os benefícios da técnica wiireabilitação são vários. “Podemos citar o aumento da auto-estima, aumento da capacidade de concentração, equilíbrio e diminuição de 30% da dor em pacientes hospitalizados, além da melhora motora de pacientes com mal de Alzheimer, AVE e PC. Para pacientes desportivos a técnica está sendo bem satisfatória, pois através de seus jogos o paciente realiza os mesmos movimentos que realizava em seu gesto esportivo, ainda podendo acompanhar a evolução do tratamento. Sem dúvida, o videogame vem incrementar uma nova forma de reabilitação por meio do processo lúdico virtual”, revela o Pierry.