Quando se trata de gravidez o corpo de uma mulher passa por muitas mudanças. Afinal, está sendo a moradia de outro ser vivo, que está prestes a vir ao mundo. Com todas essas alterações hormonais e genéticas é possível notar o surgimento de manchas, acnes e estrias pelo corpo feminina.
Embora essas alterações sejam naturais, algumas mulheres se sentem incomodadas e não gostam nem um pouco dessas mudanças. De acordo com a dermatologista Fátima Tubini, é possível prevenir marcas e sinais indesejáveis com cuidados específicos. “Manchas que surgem naturalmente nas aréolas mamárias, axilas, região íntima e na face de mulheres grávidas. Estrias que aparecem nas mamas, braços, abdômen e dorso são totalmente tratáveis”.
Como evitar o melasma e as estrias?
O melasma são manchas que surgem na região central da testa e bochechas. Para prevenir o surgimento no período da gravidez é importante o uso de protetor solar diariamente. “Não basta utilizar uma vez ao dia. É necessário passar o protetor pela manhã e recolocá-lo no horário do almoço”, ensina Fátima.
Já as estrias são lesões que aparecem devido ao alongamento da pele durante o ganho de peso e surgem por meio de rompimento de fibras de colágeno. Para evitar é necessário manter a hidratação da pele. “Utilizar óleos e cremes, são fundamentais para a umectação da pele. Mas o ideal é que as aplicações sejam feitas ao menos três vezes ao dia”, explica Tubini que ressalta que estrias vermelhas são mais fáceis de tratar, já as brancas a dificuldade da remoção é maior.
Além disso, manter uma dieta bem equilibrada e saudável, fazer exercícios leves são indicados para manter o corpo saudável e evitar o estiramento da pele. O acompanhamento de um dermatologista é fundamental para tratamentos preventivos. “Durante a gestação, não utilize um produto estético sem a recomendação de um médico especializado na área”, conclui Fátima Tubini.