Não é só o corpo e a alma que podem se beneficiar dos exercícios de yoga. A prática milenar, quando aplicada ao rosto pode também proporcionar diversas coisas boas, como levantar, firmar e diminuir rugas e linhas finas

A yoga facial é um trabalho baseado na motricidade orofacial, especialidade da fonoaudiologia, que trabalha com a prevenção e remediação de dificuldades funcionais ligadas à face, natural e não invasivo, que ensina ao próprio paciente a forma de cuidar, prevenir e atenuar suas marcas de expressão.

De acordo com a fonoaudióloga Mariane Chepulski (CRFa 3-10731), a yoga facial é indicada para vários casos, como os de tensões musculares, antes e depois de procedimentos cirúrgicos e também é indicada para homens e mulheres que desejam retardar ou amenizar os sinais do envelhecimento. “O fato de o fonoaudiólogo dominar os conhecimentos específicos das funções vitais como respirar, sugar, mastigar, deglutir e falar faz com que o profissional seja o melhor habilitado para a realização da técnica. O trabalho tem sido realizado com homens e mulheres na faixa etária entre 24 e 75 anos”, destaca a profissional.

É através do relaxamento muscular, exercícios e orientações, que a fonoaudiologia estética – área responsável pela yoga facial, promove bem-estar e contribui com a manutenção da beleza facial do paciente. “Os exercícios e métodos utilizados são individuais e determinados a partir de uma avaliação onde são levados em questão os hábitos, aspecto da pele, musculatura e claro, as queixas do paciente”, afirma Mariane.

Levando em consideração o ponto de vista fonoaudiológico, aspectos de mastigação, deglutição, fala e respiração são avaliados. Segundo Mariane, é necessário que seja feita uma avaliação individualizada, pois, assim é possível identificar situações que possam contribuir para a formação de rugas, marcas de expressões, flacidez, assimetrias e assim, corrigi-las.

Exercícios da Yoga facial

Como já dito, a yoga facial é composta por alguns exercícios. A fonoaudióloga Mariane afirma que a repetição de movimentos e as expressões faciais que são feitas diariamente podem gerar rugas no rosto. “Mastigar dos lados da boca, evitar fazer biquinho para fotos, sorrir de forma discreta e, quando estiver digitando, sentar em posição de 90º graus em relação ao celular ou ao computador. Essas são algumas mudanças de hábitos que previnem rugas. No entanto, em casos onde essas dicas não foram observadas, a intervenção fonoaudiológica pode devolver autoestima e qualidade de vida ao paciente”, ressalta Mariane.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome