A genética e o biótipo constituem a individualidade biológica, que pode ter impacto para ganhar músculo e perder gordura. Apesar disso, é possível superar as dificuldades
Você provavelmente já deve ter ouvido pelo menos uma dessas frases: “não importa o quanto eu malhe, não consigo queimar as gordurinhas”, ou “ganhar músculos é muito difícil para mim”. É provável, inclusive, que você mesmo já tenha, eventualmente, pensado dessa maneira.
O que soa apenas como uma desculpa para não chegar no resultado esperado, tem, na verdade, um fundo de razão.
“Os fatores biológicos estão relacionados sim aos efeitos do exercício físico entre os indivíduos. O que é conhecido como individualidade biológica. Somos classificados entre três biotipos corporais: endomorfo, mesomorfo e ectomorfo”, explica o professor Jeferson Munhoz (CREF: 027803-G/PR), especialista em fisiologia do exercício e em obesidade e emagrecimento.
Particularidades
O profissional relata que a definição de cada um é baseada na maneira como podem ganhar e perder massa muscular, ou gordura corporal.
De maneira geral, cada uma desses tipos de organismo podem ser definidos assim:
- Ectomorfo: metabolismo acelerado e dificuldade para ganhar massa muscular.
- Mesomorfo: Este biotipo corporal tem facilidade tanto para hipertrofia muscular, quanto para metabolizar gordura.
- Endomorfo: Um indivíduo de corpo endomorfo pode ter facilidade ou dificuldade para ganhar massa muscular e hipertrofia.
Veja Mais – Massa muscular: investir no carboidrato ou na proteína?
Superando a genética e o biotipo
Apesar de dificultarem, esses fatores biológicos não impossibilitam que as pessoas obtenham o resultado sonhado.
O especialista lembra que exercícios e dietas que considerem as características de cada indivíduo, como status de saúde, dados antropométricos e a disponibilidade de tempo, alimentação e repouso, são importantes para isso. O planejamento que considere esses aspectos, ponderando a genética e o biótipo da pessoa, pode ser obtido através de um acompanhamento com profissionais qualificados.
Buscar o apoio de quem trabalha voltado a essa área é importante, inclusive, para evitar frustrações. Com a correta avaliação é possível fazer um balanceamento dos objetivos desejados e possíveis de cada pessoa.
“Embora possuam dificuldade para ganhar músculos, não se pode deixar de fazer o seu máximo. Os resultados virão, basta paciência e persistência”, completa.
[…] Veja mais: Genética e biotipo atrapalham os resultados dos treinos? […]
[…] Com o passar das semanas já é possível ver os primeiros efeitos, aumentando a constância e seus resultados, como […]