Abril Marrom é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e combate às diversas causas de cegueira, simbolizada pelo laço na cor marrom. O objetivo é reduzir a incidência dos principais problemas de visão, como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade. Estudos mostram que até 80% das pessoas que ficam cegas no mundo poderiam ter evitado a condição com diagnóstico precoce e cuidados oftalmológicos regulares.
A campanha destaca a necessidade de tratamento precoce para doenças como aretinopatia diabética, a principal causa de cegueira no mundo relacionada à diabetes. Recomenda-se visitas regulares ao oftalmologista desde a infância, especialmente para pessoas com histórico familiar de doenças oculares. O glaucoma, uma doença silenciosa que pode levar à cegueira, também é destacado, enfatizando a importância do exame oftalmológico de rotina.
Além disso, a campanha destaca a necessidade de acolher e garantir independência e igualdade de acesso a serviços para pessoas com doenças oculares sem cura ou
tratamento. No Brasil, catarata e glaucoma são as principais causas de perda de visão, ressaltando a importância da identificação precoce e cuidados regulares com a saúde ocular.