Em maio, comemoramos o dia das mães. Nessa data especial, pensamos na qualidade de vida das nossas mamães. Confira!
Uma das dimensões fundamentais da qualidade de vida atualmente, é o conceito de Saúde, o qual resulta numa interação de um conjunto de fatores, vivenciados de forma coletiva e individual por cada um. O nível individual, corresponde a tolerância, o gostar do que “vê” no espelho e, principalmente, a aceitação plena de si próprio, pois o padrão de beleza não existe. É essa autoestima que permite, a cada dia, em frente ao espelho, a apreciação positiva da imagem que o mesmo reflete. A necessidade dessa apreciação de si próprio leva a um aumento progressivo do número de pessoas a procurarem profissionais qualificados, a fim de recuperar os traços originais que o peso dos anos, ou qualquer outra condição apagou.
Portanto, de acordo com a fisioterapeuta dermatofuncional Lorena Danguy (Crefito8: 220792-F), o seu trabalho é manter a integridade do sistema tegumentar como um todo, além de ter uma atuação ampla, diversa e que atinge várias áreas. “A dermatofuncional é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional que tem como objetivo melhorar a saúde e o bem-estar de seus pacientes, recuperando e descobrindo, muitas vezes, qual é a sua melhor versão, promovendo autoestima e contribuindo ao equilíbrio emocional, resultando em uma melhor qualidade de vida”, destaca a profissional.
A pergunta é simples: qual é o seu valor?
Se sentir dificuldade ou não souber responder, não se assuste, é muito comum que isso aconteça. Normalmente, temos mais dificuldade em atribuir valores aos outros do que em nós mesmos. Por que isso acontece? Segundo Lorena, a autoestima surge através de relações positivas e negativas desde o nosso nascimento. Quanto mais a criança se sentir amada e segura, maior será a chance dela se tornar um adulto confiante.
Embora também sejam problemas de saúde, a acne, a celulite, o envelhecimento da pele e a gordura localizada dividem o campo das disfunções estéticas. A fisioterapia dermatofuncional investiga as principais causas de disfunção e restabelece as características saudáveis e naturais da pele. “Ela desenvolve tratamentos que cuidam desses distúrbios e devolvem as características saudáveis ao corpo.
Saúde da Mulher: tudo começa com o autocuidado!
Elas são mães, esposas e profissionais, não importa a idade: as mulheres precisam ter cuidados diferenciados com a saúde! Elas precisam estar vigilantes e preparadas para identificar sintomas físicos e psíquicos de maneira precoce. O autocuidado é essencial nesse processo e pode garantir uma boa qualidade de vida às mulheres. Lorena listou alguns cuidados essenciais:
– Cuidar da saúde mental é fundamental;
– Auto exame: o caminho para a boa saúde da mulher;
– Alimentação;
– Não se esqueça da hidratação: evite produtos ou tenham fragrâncias fortes e certifique-se de encontrar um hidratante que seja leve o suficiente para uso diário com irritação zero. Além disso, não esqueça de beber cerca de 8 copos de água ao dia;
– Pratique exercícios;
– Tenha atenção ao sono: dormir bem é essencial para manter o sistema imunológico em dia;
– Evite hábitos nocivos: fumar e beber em excesso são hábitos que podem comprometer todos os seus esforços para manter a saúde em dia;
– Use protetor solar faça chuva ou faça sol;
– Separe pelo menos um dia na semana para fazer algo que gosta, essa dica vai principalmente para mamães que tanto se dedicam em casa e para seus bebês e acabam esquecendo, muitas vezes, seu lado interior, e da vaidade que existe dentro dela;
– Resgate seu amor próprio.